Como construir um Brasil mais justo, onde todas as pessoas tenham a chance de definir seus próprios caminhos com dignidade? Esse foi o ponto de partida do segundo episódio da quinta temporada do Vida em Movimento, videocast produzido pela Fundação Grupo Volkswagen. No centro da conversa, a inclusão produtiva — entendida não apenas como acesso […]
Leia maisA cada vida tocada, uma nova trajetória começa. Os 46 anos da Fundação Grupo Volkswagen são muito mais do que um marco no calendário: são um convite para celebrar as mudanças reais que impactam comunidades inteiras por meio da educação, do afeto e da inclusão. Desde sua criação no dia 3 de julho de 1979, […]
Leia maisQuando a travesti e transexual Bruna Copque concluiu sua participação no Projeto Além do Arco-Íris, algo dentro dela havia mudado para sempre. Após anos de dor, desvalorização e até mesmo uma destransição forçada por pressões religiosas, ela se reencontrou: “O projeto me trouxe de volta a mim. A Bruna nunca morreu. Eu me vejo no […]
Leia maisObservatório do terceiro setor | 07/11/2024
No segundo episódio da quinta temporada do videocast Vida em Movimento, recebemos a analista de Responsabilidade Social da Fundação Grupo Volkswagen, Maria Ruanes, e a gerente de Programas e Parcerias da Fundação Arymax, Nathália Di Ciero Leme, para um papo potente sobre inclusão produtiva e mobilidade social no Brasil.
Como gerar oportunidades reais para quem enfrenta barreiras históricas?
Qual o papel das políticas públicas, empresas e organizações sociais?
Por que é urgente falar sobre raça, gênero e território quando o assunto é renda?
Como o avanço da tecnologia vai impactar nas profissões e a população mais vulnerável?
Tudo isso com a mediação da jornalista Flávia Yuri Oshima.
Descubra a nova fase da Fundação Grupo Volkswagen no vídeocast “Vida em Movimento”!
Neste episódio especial, conheça a Mobilidade Social como a nova causa prioritária da Fundação e os impactos dessa escolha na construção de uma sociedade mais justa. Com a mediação de Flavia Oshima, o bate-papo reúne Douglas Pereira, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação e VP de RH da Volkswagen, e Vitor Hugo Neia, Diretor-Geral da Fundação. Eles compartilham as metas até 2030 e discutem como a mobilidade social pode transformar a vida de milhares de brasileiros.
Assista agora e entenda como a Fundação Grupo Volkswagen está alinhando sua atuação com objetivos de inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável.
👉 Confira o episódio completo e acompanhe como juntos podemos fazer a diferença!
Esse é o último programa de 2023 e claro que ele seria especial. O tema escolhido foi a mobilidade social ascendente e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e as convidadas são duas experts nesses assuntos: Melissa Pimentel, Conselheira Independente da Fundação Grupo Volkswagen; e Petrina Santos, Gerente Executiva de ESG e Sustentabilidade da Volkswagen Financial Services Brasil. Durante a conversa, as especialistas comentaram os principais desafios da mobilidade social – sobretudo, num país pautado por desigualdades como o Brasil, quais agendas são fundamentais para conquistarmos maior capacidade de mobilidade social ascendente e quais ODS dizem respeito mais diretamente a esses esforços. Aperte o play e aproveite essa aula sobre sociedade, governança e filantropia. Bom programa!
Como parte de uma estratégia de aprofundamento no tema da diversidade e inclusão, a Fundação Grupo Volkswagen reuniu representantes dos cinco grupos de diálogos da Volkswagen do Brasil para compartilharem suas visões e ações ligadas aos cinco pilares estratégicos de D&I: raça e etnias, gênero, LGBTI+, gerações e pessoas com deficiência. Conversamos sobre como as discussões e ações relativas a essa pauta são conduzidas dentro da Volkswagen do Brasil e sobre o impacto desse trabalho para a sociedade como um todo. Assim nasceu o segundo episódio, da quarta temporada, do Vida em Movimento: bastante especial! Não apenas pelo tema fundamental, mas também porque, nesta edição, o Vida em Movimento virou videocast! O papo também abordou as parcerias entre a Fundação e os grupos e que resultaram nas linhas temáticas Pride (gênero e sexualidade), Ubuntu (raças e etnias) e Elas Aceleram (equidade de gênero). Aperte o play e aproveite!
Bastante conhecido pelo termo em inglês “upcycling”, o reaproveitamento de materiais não é novidade. Sabe aquele pote de vidro que pode virar um vaso? Ou uma roupa que levamos para reforma e ganha nova vida útil? Isso tudo é upcycling. A diferença é que hoje a técnica tem sido cada vez mais difundida na perspectiva do consumo consciente – tanto para quem compra quanto para quem produz. O upcycling está no DNA do projeto Costurando o Futuro, realizado pela Fundação Grupo Volkswagen e que conecta resíduos de tecidos automotivos, doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e seus fornecedores, a pequenos empreendimentos de costura. O upcycling, a Economia Circular e o Costurando foram tema do primeiro Vida em Movimento de 2023, que convidou duas experts no assunto: Sandra Viviani, Analista de Responsabilidade Social da Fundação, e Priscila Rocha, responsável pela área de sustentabilidade na Volkswagen Caminhões e Ônibus. Aperte o play e conheça mais sobre novas formas de produzir e consumir.
Vamos começar com uma boa notícia: a cultura de doação tem se proliferado no Brasil e no mundo. Segundo números da social tech Doare, parceira da Fundação na construção de sua plataforma de doações, o volume de transações online com essa finalidade saltou de R$ 588 mil, em 2016, para R$ 2,3 milhões, em 2021. Esse é o tema do quarto e último episódio (da terceira temporada) do Vida em Movimento, o podcast da Fundação Grupo Volkswagen. Além de sabermos mais sobre a história do dessa data, também conversamos com o CEO da Doare, Ruy Fortini, que nos contou tudo sobre a cultura da doação entre os brasileiros. E para terminar com outra boa notícia: embora tenha aumentado por conta da pandemia, o número de doações hoje, momento menos agudo da crise sanitária, é maior do que quando ela começou. “A gente se manteve num patamar mais elevado de quando a gente entrou na pandemia, então isso é um indicativo bastante positivo de que a cultura da doação está se solidificando”, avalia Ruy. Aperte o play e inspire-se!
Brincar não é apenas algo do que as crianças se ocupam enquanto esperam para serem adultas. Ao contrário! Longe de ser apenas uma forma de passar o tempo, a brincadeira é fundamental para o próprio desenvolvimento dos pequenos. A infância e a importância do brincar são o tema do terceiro episódio (da terceira temporada) do Vida em Movimento, o podcast da Fundação Grupo Volkswagen. Ao longo do programa, descobrimos como o brincar desenvolve as dimensões física, cognitiva e afetiva das crianças. São nesses momentos que surge a cultura lúdica: imaginar, expressar, se relacionar e explorar. Mas sabiam que nem sempre as crianças tiveram o direito de brincar? Na Idade Média, elas eram vistas como um adulto em miniatura. Trabalhavam como eles e até usavam as mesmas roupas. Foi só no Renascimento, já no século 18, que foram dados os primeiros passos para a separação do adulto da criança. Aqui no Brasil, esse movimento se fortaleceu a partir da redemocratização, no começo dos anos 1990. E um dos exemplos é a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que os define como sujeitos de direitos, em condição especial de desenvolvimento. A importância da criança ser criança e do brincar é a premissa do Projeto Brincar, que a Fundação Grupo Volkswagen realiza em parceria com a Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O episódio convidou a Pedagoga e Coordenadora Geral da Mais Diferença para falar sobre a brincadeira, as particularidades da infância e sobre a escola inclusiva, voltada para todos os pequenos, com e sem deficiência. Aperte o play e confira!
O Brasil tem hoje cerca de 57 milhões de voluntários ativos. E esse é um número a ser comemorado! Ainda mais próximo ao Dia Nacional do Voluntariado, lembrado em 28 de agosto. O voluntariado é o sentimento que o impulsiona, a solidariedade é o tema do segundo programa (da terceira temporada) do Vida em Movimento, o podcast da Fundação Grupo Volkswagen. Além da história dessa prática por aqui que começa com as “Damas Caridosas”, ainda nas primeiras décadas de vida do Brasil, em 1543 , o programa também conta curiosidades sobre as primeiras ações voluntárias no mundo e fala também sobre o Programa de Voluntariado Corporativo da Fundação Grupo Volkswagen, que conecta colaboradores das marcas do Grupo que estejam interessados em colaborar a projetos da Fundação, como o Carretas do Conhecimento. Aliás, o podcast convidou a Danielli Saioron, uma das participantes do programa, para contar um pouco com foi a experiência. Além disso, entrevistamos também o Daniel Morais, fundador e diretor executivo da plataforma de voluntariado Atados, para saber mais sobre a solidariedade dos brasileiros e também para falar sobre a parceria com a Fundação na gestão do Programa Corporativo e também na realização de atividades presenciais nas comunidades do entorno das fábricas e unidades de negócio das marcas do Grupo Volkswagen. O programa está imperdível! Aperte o play e aproveite!
No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Vida Em Movimento, podcast da Fundação Grupo Volkswagen, traz um assunto que interessa para (literalmente) o mundo inteiro: energias limpas e renováveis. Além de descrevermos quais são elas – e como o Brasil atua no desenvolvimento de cada uma –, abordamos a crise climática (causada pelo excesso de gases de efeito estufa na atmosfera) e como o etanol pode contribuir para mitigar os danos – e com um destaque: o nosso etanol é considerado o melhor do mundo! Também entrevistamos Pablo Di Si, executivo entusiasta e grande incentivador do tema, e Presidente Executivo da Volkswagen na região da América Latina.
Atuante há 42 anos, a Fundação Grupo Volkswagen tem o propósito de mover pessoas pelo conhecimento. Hoje, priorizamos projetos voltados para a mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. “Eu acredito que ter um fundação linkada a uma marca como a Volkswagen traz não só um fortalecimento da nossa estratégia de responsabilidade social, mas também garante que a gente tenha, de fato, uma proximidade com as nossas comunidades, para que a gente possa positivamente, influenciando as políticas públicas, engajando os funcionários do grupo, sempre com foco no beneficiário final, na sociedade civil e também nos territórios onde nosso grupo está presente”, avaliou o Diretor de Administração e Relações Institucionais Vitor Hugo Silva Neia, convidado do último episódio, da segunda temporada, do podcast Vida em Movimento. O programa faz uma retrospectiva do ano na Fundação Grupo Volkswagen: todas as nossas ações, projetos e parcerias, e seu impacto junto ao público beneficiado e a toda a comunidade.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência, elevar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais