Costurando o Futuro

“Foi-se o tempo em que a mulher ficava só em casa, ou que costurar era só para ocupar o tempo e gerar um dinheirinho. Hoje, nós estamos preparadas para empreender e atender grandes empresas.”

Nany Martins, participante do projeto e cofundadora da Charlotte Arte e Costura

É isso que inspira o projeto Costurando o Futuro: promover o empoderamento e a autonomia por meio da capacitação de profissionais de costura, impulsionando sua mobilidade social.

Acesse a loja virtual e contribua com o projeto!

Estamos falando de empreendedores que, além de costurar, aprendem a planejar seus negócios, comunicar, vender e trabalhar em rede. Nosso papel é articular e compartilhar conhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional desses participantes, para que estejam prontos para atenderem as demandas do mercado com eficiência.

Além disso, por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e fornecedores são reaproveitados, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

Esse processo de formação e articulação produz um benefício direto para os participantes: a geração de renda. Uma das consequências é o aumento da sua capacidade de atender grandes pedidos (articulando a demanda entre os participantes da rede), com excelência na qualidade de produção e entrega.

Mais conhecimento, mais trabalho, mais geração de renda!

Além do retorno financeiro, o projeto contribui para desenvolver a autoestima e as competências pessoais dos participantes. Muitos que se encontravam em situação de vulnerabilidade puderam mudar diferentes aspectos de sua vida por meio da realização profissional.

Impacto

Em 2019

• 58 empreendedores na rede (São Paulo e ABCD Paulista)
  • 106 participantes nos encontros abertos à comunidade