Arte de duas peças de quebra-cabeça dentro de um círculo.

Brincar

Conhecimento
para todos!

Brincar é um direito de aprendizagem. Brincando, as crianças conhecem melhor a si mesmas, aos outros e ao mundo a seu redor, fortalecem vínculos e desenvolvem competências socioemocionais essenciais, como criatividade e colaboração.

Considerando esse contexto, o projeto Brincar propõe o uso da brincadeira como uma poderosa ferramenta pedagógica para promover a inclusão de todas as crianças, com ou sem deficiência, na escola comum. A ação é realizada pela Fundação em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP).

Acesse os materiais e educativos do Brincar gratuitamente!

O projeto perpassa um conjunto de ações articuladas que envolvem, além da formação, o acompanhamento nas próprias unidades escolares, oficinas com famílias e a participação de toda a comunidade escolar. Além disso, utiliza múltiplas linguagens, como artes plásticas, cinema, literatura, dança, música e jogos, para favorecer o brincar de todos. Também realiza atividades de assessoria, articulação e comunicação com a SME-SP, além do apoio às diretorias de ensino.

Impacto

Em 2020