Quem somos

Desde 1979, investimos em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen.

Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos tecnicamente algumas ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil.

Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade.

Junto com parceiros técnicos, aplicamos e disseminamos conhecimentos capazes de atrelar a teoria à prática. Planejamos e realizamos ações por meio de parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada. E, juntos, implementamos projetos que influenciam políticas públicas e são sustentáveis em longo prazo.

Nossa missão

Promover transformações positivas que impulsionem melhorias na educação e que mobilizem cidadãos para atuarem como protagonistas do desenvolvimento sustentável de comunidades.

Nossa visão

Ser referência de investimento social para o Grupo Volkswagen e a sociedade, consolidando-se como instituição de excelência nas causas da mobilidade urbana e comunidades sustentáveis e da mobilidade social e inclusão.

Nossos valores

• Respeito: Para sermos referência de investimento social, trabalhamos com consideração e empatia pelo próximo, pela coletividade e pelo planeta.
  • Equidade: Para defendermos com excelência as causas que abraçamos, lutamos pela igualdade de direitos e oportunidades, valorizando as diferenças humanas.
  • Inovação: Para impulsionarmos transformações dinâmicas e duradouras, inovamos positivamente no presente, contribuindo para criar o futuro.
  • Movimento: Para movermos pessoas pelo conhecimento, atuamos em educação e desenvolvimento de comunidades, incentivando atitudes protagonistas para o bem comum.

Conheça os membros do Conselho de Curadores, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva da Fundação Volkswagen.

Conselho Curador

• Presidente Douglas Pereira (Volkswagen do Brasil)
  • Vice-Presidente Henrique Mendes de Araújo (Volkswagen do Brasil)
  • Conselheiro Rodrigo Capuruço (Volkswagen Participações Ltda)