No mês de junho deste ano, mais de 60 mil educadores que atuam na Rede Municipal de Ensino de São Paulo participaram da VII Jornada Pedagógica da/na Educação Infantil. O evento que, a cada ano traz reflexões e diferentes temas acerca da educação pública, trouxe à luz a relação entre registro e o cotidiano do trabalho com bebês e crianças, de modo a aproximá-los das vivências reais das unidades.
A Jornada Pedagógica é uma ação da Divisão de Educação Infantil (DIEI) da SME e ocorre duas vezes ao ano, sendo uma por semestre. Nesta edição, as unidades se organizaram para construir momentos de problematização sobre suas práticas de registro e documentação pedagógica com outras do território. A intenção deste formato foi fazer com que a reflexão fosse baseada no diálogo entre as diferentes equipes e práticas.
Participaram da Jornada Pedagógica todos educadores – gestores, professores e equipes de apoio – que atuam nas unidades de educação infantil, diretas e parceiras, do município. Atualmente, a cidade de São Paulo conta com aproximadamente 3.250 unidades de educação infantil para o atendimento de bebês e crianças, de 0 a 5 anos.
A Mais Diferenças é uma instituição parceira da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na execução do Projeto Brincar, financiado pela Fundação Grupo Volkswagen, que, desde 2017, por meio da criação e experimentação de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil, incentiva a realização de brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência. Como contribuição para o debate desta VII Jornada Pedagógica, foi produzido um material em vídeo, em formato acessível, sobre a documentação pedagógica das infâncias, sob o olhar de Guacyara Labonia Guerrero, que compõe a coordenação da MD, e faz parte da coordenação pedagógica do Projeto Brincar.
Assista ao vídeo Educação e Cultura Inclusivas: o olhar para as diferenças – Profa. Mestre/a Guacyara Labonia (Mais Diferenças):