Projeto Brincar inaugura Muro Tátil no CEU Água Azul, na zona leste de São Paulo

Fundação Grupo Volkswagen e Mais Diferenças criam parede inclusiva em parceria com artistas e educadores; a estrutura contém recursos e materiais que estimulam o uso de diferentes sentidos

Em janeiro deste ano, como parte do encerramento das atividades da edição 2022 do Brincar, durante uma semana, uma parede inteira da parte exterior do CEU Água Azul, foi tomada por artistas, crianças e educadores para transformá-la em um lugar onde todas as crianças consigam entender o que está ali e também possam interagir de maneira igualitária. A unidade educacional localizada na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, é uma das contempladas pelo projeto.

Esta foi uma ação complementar ao Projeto Brincar, uma iniciativa de fortalecimento da Educação Inclusiva da Fundação Grupo Volkswagen, concebida e executada pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. “Essa iniciativa busca contribuir com o fortalecimento das diretrizes da Educação Infantil, do Currículo da Cidade e do Projeto Político Pedagógico da Unidade Educacional, em diálogo com as premissas do Projeto Brincar: o Desenho Universal, as diferentes linguagens artísticas, o direito e as potencialidades de toda e qualquer criança”, diz Vitor Hugo Silva Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da FGVW.

Estudantes do CEU Água Azul participaram de atividades inclusivas como parte da programação do evento.

Infraestrutura promove inclusão e acessibilidade

Por meio de objetos táteis como boias de piscina do tipo espaguete, volantes de carro, móbiles de materiais recicláveis e muitos outros, fixados na fachada do prédio, a estrutura foi desenvolvida para proporcionar diferentes estímulos e incentivar o uso das múltiplas sensorialidades para que todas as crianças, com e sem deficiência, possam interagir com diferentes texturas, relevos e sons. Contando com outros recursos de acessibilidade, um QR Code oferece a audiodescrição e a interpretação em Libras da obra.

A concepção do projeto é de Adriana Chung, artista visual, produtora cultural e diretora artística, em colaboração com o artista e empreiteiro Vando Barbosa dos Santos e a assessoria pedagógica do Projeto Brincar.

Adriana Chung em frente ao Muro Tátil, no CEU Água Azul.

Todo o conceito da infraestrutura busca fortalecer as diretrizes da Educação Infantil, do Currículo da Cidade e do Projeto Político Pedagógico da Unidade Educacional, em diálogo com as premissas do Projeto Brincar, pautadas no Desenho Universal, nas diferentes linguagens artísticas, no direito e nas potencialidades de toda e qualquer criança.

Muro Tátil no CEU Água Azul.

“Além disso, a ação visa promover a articulação das causas prioritárias da Fundação Grupo Volkswagen: Mobilidade Social e Inclusão e Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis”, completa Sandra Viviani, Coordenadora de Projetos de Mobilidade Social da FGVW. “Iniciamos esse projeto em São Paulo, que tem muita diversidade – é o Brasil representado em suas muitas faces. A ideia é experimentar aqui para expandir para outros locais”, afirma Sandra.

O programa “Boas Práticas Escolares” da TV Cultura, registrou a ação. Confira um trecho da matéria e mais fotos do “Muro Tátil”, abaixo: