Materiais educativos
Publicações
-
Panorama brasileiro de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho
E-book realizado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG ASID Brasil, com foco na empregabilidade de pessoas com deficiência. Entre os temas que fazem parte do livro, estão aspectos da legislação e dicas para o processo de inclusão nas empresas. Além disso, o material traz um glossário com termos frequentes, sugestões de leitura para quem desejar se aprofundar nesses tópicos e uma pesquisa inédita sobre a situação brasileira.
-
Capa da publicação Viver de BikeCaderno Viver de Bike
A publicação, realizada pelo Instituto Aromeiazero com apoio da Fundação Grupo Volkswagen e do Itaú, traz dicas sobre o uso da bicicleta como fonte de renda, ferramenta de negócio e meio de transporte, entre outras.
-
Foto de uma criança pequena, vista de cima, sentada em um piso de madeira.Fios do Brincar
Buscando contribuir com a defesa do direito de brincar desde o nascimento, o material “Fios do brincar: tecendo o acolhimento de todos os bebês e crianças pequenas” reúne algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas por bebês e crianças pequenas (0 a 3 anos) com diferentes deficiências e sem deficiência.
A publicação faz parte do Projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de SP e a ONG Mais Diferenças.
– Webinar de lançamento: YouTube
-
Canções que nos movem
O especial “Canções que nos movem: aprendendo, ensinando e se divertindo com a música”, de autoria da Fundação Grupo Volkswagen, tem o objetivo de servir não apenas como uma ferramenta pedagógica para os educadores, mas também divertir, entreter e emocionar todos aqueles que acreditam no potencial transcendente da música.
O material inclui um guia explicativo, acompanhado de uma playlist na plataforma Spotify. Além disso, para cada canção, há uma sugestão de plano de aula (cortesia da Nova Escola).
– Guia: Canções que nos movem (com referências dos planos de aula)
– Músicas: acesso direto à playlist no Spotify
-
PÍLULAS DO BRINCAR
Série de vídeos acessíveis na qual o arte-educador Thiago Franco propõe uma brincadeira inspirada em um artista. Cada vídeo conta com um material complementar em PDF acessível, que reúne mais informações sobre o artista da vez e referências para continuar explorando e se inspirando! Material desenvolvido pela Mais Diferenças para o projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
– Youtube (vídeo): Brincando com esculturas e desenhos (episódio 1)
– Pílulas do Brincar Ep. 1 – Brincando com esculturas e desenhos (episódio 1 – PDF acessível)
– Youtube (vídeo): Brincando com objetos retangulares (episódio 2)
– Pílulas do Brincar Ep. 2 – Brincando com objetos retangulares (episódio 2 – PDF acessível)
– Youtube (vídeo): Brincando com elementos naturais (episódio 3)
– Pílulas do Brincar Ep. 3 – Brincando com elementos naturais (episódio 3 – PDF acessível)
-
PROTOCOLOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
A pesquisa “Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da COVID-19: Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais” é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes que contou com o apoio da Fundação Grupo Volkswagen na divulgação. O documento, cujo objetivo é contribuir com políticas públicas voltadas à educação das pessoas com deficiência, reúne protocolos de diferentes países, opiniões de especialistas estrangeiros e recomendações de organismos internacionais.
-
Arquitetura Infantil: reinventando os espaços
Esse guia digital faz parte do Projeto Brincar e busca instigar o despertar da arquitetura infantil, que abrangem, por exemplo, a construção de cabanas, tocas, túneis, entre outros elementos. Para isso, traz reflexões pedagógicas, inspirações artísticas, sugestões de mediação e de disparadores de brincadeiras, para crianças com e sem deficiência.
Além do guia, essa atividade conta com materiais pedagógicos complementares: três faixas de áudio com sons da natureza, da cidade e da casa; um arquivo PDF com 71 ícones de Comunicação Alternativa; e um vídeo audiovisual acessível com 71 sinais de Libras. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
– Arquitetura infantil: reinventando os espaços
– Webinar de lançamento: YouTube
– YouTube: vídeo acessível “Arquitetura infantil”
– Anexo 1: Fichas de Comunicação Alternativa
– Anexo 2: faixa de áudio “Sons da casa”
– Anexo 3: faixa de áudio “Sons da cidade”
– Anexo 4: faixa de áudio “Sons da natureza”
-
Foto de um grupo de alunos sentados no chão com brinquedos espalhados na frente delesArtigo “Gestão de uma escola pública de educação infantil inclusiva”
De autoria de Carla Mauch, o artigo é destinado a gestores e educadores e compartilha algumas das experiências e conquistas do projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças.
-
PINTURA E TRANSPARÊNCIA: SENTIDOS À FLOR DA PELE
Guia de apoio da atividade Pinturas à Flor da Pele, que pode ser realizada com todas as crianças, com e sem deficiência. O documento incentiva a experimentação, a inventividade, a exploração dos diferentes sentidos, espaços e tempos em uma escola para todos.
O material foi desenvolvido pela Mais Diferenças para o Projeto Brincar, uma iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
– Pintura e transparência: sentidos à flor da pele (guia para educadores)
– Youtube: vídeo acessível “Pintura e transparência”
-
Cardápio para todos
Esse guia digital para educadores faz parte do Projeto Brincar e compõe o material pedagógico acessível e multilíngue “Cardápio para Todos”, que apresenta 60 nomes de alimentos com recursos de acessibilidade para que todas as crianças, com e sem deficiências, conheçam diferentes formas de se comunicar na hora das refeições. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Além do guia, estão disponíveis abaixo para download fichas de cardápios em Português, Inglês, Francês, Espanhol, Braille e LIBRAS. Acesse também a playlist com o cardápio em vídeo acessível em nosso canal no YouTube.
– Cardápio para todos: guia para educadores
– Youtube: playlist acessível do Cardápio para Todos
– Anexo 1: Cardápio para todos (Português e LIBRAS)
– Anexo 2: Cardápio para todos (Espanhol)
– Anexo 3: Cardápio para todos (Inglês)
– Anexo 4: Cardápio para todos (Francês)
– Anexo 5: Cardápio para todos (Braille)
-
BRINCANDO COM POESIAS
Esse guia digital para educadores é um material de apoio às atividades com poesias em múltiplos formatos acessíveis realizadas pelo Projeto Brincar. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Além do guia e de seus anexos, disponíveis abaixo para download, acesse a playlist de poesias em vídeos acessíveis em nosso canal no YouTube.
– Brincando com Poesias: Guia para Educadores
– Youtube: playlist de poesias em vídeos acessíveis
– Anexo 1: Poesias coloridas em A4, com QR-Code
– Anexo 2: Poesias coloridas em A3, com QR-Code
– Anexo 3: Poesias em preto-e-branco e A4, com QR-Code
– Anexo 4: Poesias em preto-e-branco e A3, com QR-Code
-
Professora abraça e interage com aluno com deficiência.E-BOOK – EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Esse guia digital propõe servir como material de reflexão individual ou em grupo sobre práticas dentro da escola. O material é complementar aos dois volumes da coleção do Caderno Brincar. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Associação Nova Escola.
-
Arte com foto de crianças brincando dentro de um cilindro de concreto, sorrindo. Há o texto: Caderno Brincar - Volume 2CADERNO BRINCAR – VOLUME 2
A publicação consolida os referenciais teóricos do projeto Brincar e as experiências práticas que se destacaram durante sua realização em São Paulo (SP). Disponível em português, inglês e espanhol. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Associação Nova Escola.
– Caderno Brincar (vol. 2) – edição em português
– Cuaderno Jugar (vol. 2) – versión en español
– Play (vol. 2) – English version
-
CADERNO BRINCAR – VOLUME 1
A publicação apresenta propostas de reflexão sobre brincadeiras e práticas inclusivas para professores de Educação Infantil. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Associação Nova Escola.
-
BRINCAR – FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DAS UNIDADES ESCOLARES
O material subsidia as ações de formação e acompanhamento pedagógico do projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP) e executado pela ONG Mais Diferenças.
-
Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva
A publicação traz o livro e a leitura como centros da mediação escolar, sob a perspectiva da inclusão, democratização e equidade. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e o CENPEC.
Jogos e aplicativos
-
Tela do jogo virtual Moveaê. Há três personagens com design pixelizado: duas mulheres e um homem ao centroMoveaê
O jogo propõe refletir sobre a evolução do sistema de mobilidade de uma cidade, envolvendo temas como segurança, cidadania, sustentabilidade e qualidade de vida, entre outros. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios. Disponível em versão on-line e para download no Google Play e na Apple Store.
Versão “Faça você mesmo” (para impressão):
– Peças (conjunto 1)
– Peças (conjunto 2)
-
Tela do jogo Autopolis.Autopolis
Jogo educativo voltado à mobilidade, segurança e cidadania no trânsito, com foco no público adolescente e jovem. Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios e a Cidade do Conhecimento da USP.
Cursos on-line
-
Sustentabilidade no transporte: políticas de gestão e de redução de impacto no meio ambiente
Este curso on-line gratuito, voltado à causa da mobilidade urbana, faz parte da trilha pedagógica “Cidadania em Movimento” e é uma parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Nova Escola.
-
Vista aérea de um trecho da Avenida Paulista em São Paulo, com faixa de pedestres ao centro na horizontal, cliclofaixa vermelha entre duas pistas, pedestres, ciclistas e alguns carrosSoluções inovadoras para um problema urbano: Mobilidade
Este curso on-line gratuito, voltado à causa da mobilidade urbana, faz parte da trilha pedagógica “Cidadania em Movimento” e é uma parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Nova Escola.
-
Ilustração de uma rua com pessoas atravessando a faixa de pedestres enquanto um carro está parado. Há um homem andando de bicicleta, um cadeirante, árvores e prédios.Meios de Transporte e desenvolvimento histórico, conexão entre lugares e particularidades de cada um
Este curso on-line gratuito, voltado à causa da mobilidade urbana, faz parte da trilha pedagógica “Cidadania em Movimento” e é uma parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Nova Escola.