Perguntas frequentes

Neste espaço esclarecemos as dúvidas mais frequentes recebidas em nossos canais de comunicação. Caso não encontre a resposta para o que procura, por gentileza enviar sua pergunta por meio do formulário de contato no final desta página. 

Desde 1979, investimos em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos provenientes de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos tecnicamente algumas ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Hoje, fazem parte dos órgãos de governança da Fundação a Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services.

Saiba mais em:

https://fundacaogrupovw.org.br/a-fundacao/quem-somos/

Em mais de quatro décadas de história, nossos projetos beneficiaram gratuitamente mais de 3 milhões de brasileiros. Isso tudo só é possível graças aos recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Porém, com a sua participação, podemos somar esforços para irmos ainda mais longe! Se você tem interesse em contribuir com uma instituição que carrega a solidez, qualidade e confiança da marca Volkswagen, faça uma doação na página Apoie uma causa e colabore!

De acordo com a Lei n.º 9.250, de 26 de dezembro de 1995, as doações feitas diretamente para a Fundação Grupo Volkswagen não são dedutíveis do imposto de renda.

O Grupo Volkswagen é um dos líderes mundiais na fabricação de automóveis e o maior produtor de carros da Europa, com atuação em 153 país. O Grupo inclui dez marcas principais: Volkswagen Passenger Cars, Audi, SEAT, Cupra, ŠKODA, Bentley, Lamborghini, Porsche, Ducati e Volkswagen Commercial Vehicles.

A atuação física da Fundação varia de acordo com sua estratégia anual de investimento social, que prioriza os Estados brasileiros nos quais as empresas do Grupo Volkswagen possuem unidades de negócio. Periodicamente, abrimos editais de abrangência nacional. Além disso, é possível encontrar publicações, aplicativos e outros conteúdos na área de materiais educativos em nosso site, para acesso e download gratuitos. Oferecemos, também, cursos a distância na plataforma Cidadania em Movimento, abertos a todos os interessados.

Você pode ajudar a Fundação fazendo a doação na página Apoie uma causa! Atualmente, desenvolvemos ações de voluntariado corporativo voltadas exclusivamente a colaboradores das empresas do Grupo Volkswagen participantes da iniciativa.

Nosso investimento social privado é voltado à manutenção de projetos próprios ou de parceiros, previamente selecionados por meio de busca ativa no terceiro setor e no mercado ou através de editais e chamamentos públicos. A aprovação da nossa estratégia anual de investimento é de responsabilidade do nosso Conselho de Curadores, de acordo com o Estatuto Social da Fundação. Preencha o cadastro da nossa newsletter, no rodapé desta página, para ficar por dentro das nossas atividades, como a abertura de inscrições para futuros editais.

Divulgamos, bienalmente (nos anos ímpares), edital para as organizações interessadas em concorrer ao Prêmio Fundação Grupo Volkswagen, que oferece apoio técnico e financeiro. Essa premiação sucedeu ao Concurso Volkswagen na Comunidade, que foi descontinuado. Eventualmente, de acordo com a estratégia da entidade, outros editais, consultas e chamamentos públicos podem ser feitos para a seleção de projetos e parceiros. Para ter acesso a esse conteúdo, acompanhe a seção de notícias do site, as redes sociais da Fundação e/ou preencha o cadastro da nossa newsletter no rodapé desta página. As informações serão divulgadas por meio dos canais oficiais.

Os projetos de educação realizados pela Fundação Grupo Volkswagen são realizados mediante acordo com órgãos públicos responsáveis, como Secretarias Estaduais e Municipais. As escolas participantes são definidas e indicadas por esses órgãos parceiros. Sendo assim, não é possível inscrever uma unidade diretamente.

As publicações realizadas pela Fundação Grupo Volkswagen e seus parceiros ficam disponíveis para download gratuito na área de materiais educativos em nosso site. É vedada a comercialização de qualquer publicação ou material desenvolvido ou patrocinado pela Fundação.

A Fundação não disponibiliza mural de vagas. A consulta a currículos, quando há oportunidades abertas, é feita por meio de cadastro na página da Volkswagen na plataforma Gupy. Acesse para cadastrar seu currículo.

Os canais da Fundação são para fins institucionais e não estão abertos para o recebimento desse tipo de material.  A entidade possui uma área voltada a compras e cotações, responsável por consultar o mercado ativamente, conforme as necessidades internas, de acordo com regras específicas de compras e compliance. Portanto, consultas desse tipo não serão respondidas.

Para conhecer nossa missão, nossa visão e nossos valores, e também saber quem são os membros do Conselho de Curadores, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva da Fundação, acesse a página Quem Somos em nosso site.

Caso esteja realizando um trabalho acadêmico ou deseje saber mais sobre a atuação, indicadores, resultados e desempenho econômico-financeiro da Fundação Grupo Volkswagen, acesse a página Transparência em nosso site e tenha acesso aos nossos relatórios de atividades, demonstrações financeiras, código de conduta e outros documentos relevantes.

Os projetos desenvolvidos com recursos da Fundação Grupo Volkswagen são próprios e sem vínculos diretos com o Grupo Volkswagen. Portanto, não há necessidade de ser cliente, funcionário, nem possui qualquer relação com o conglomerado. Além disso, a Fundação não cobra, nem autoriza seus parceiros a cobrarem mensalidades, taxas de inscrição ou qualquer outro tipo de vantagem econômica para participação nos projetos socioeducacionais por ela financiados. Eventualmente, a entidade realiza a gestão técnica de iniciativas de responsabilidade social das empresas do Grupo, mediante aprovação de seu Conselho de Curadores.

A Fundação Grupo Volkswagen é uma entidade sem fins lucrativos, juridicamente autônoma e independente. Caso seja cliente ou deseje contatar a Volkswagen do Brasil, Volkswagen Previdência Privada ou outra empresa do Grupo, acesse o site ou demais canais de cada companhia. A Fundação não realiza a intermediação desse tipo de contato.

Para entrar em contato conosco, você pode encaminhar um e-mail para  fundacaogrupovw@volkswagen.com.br ou preencher o formulário que está no final desta página. Consultas encaminhadas pelo formulário ou por e-mail, cujas respostas estejam aqui contempladas, não serão respondidas. A Fundação não possui canal telefônico para atendimento ao público.

Ainda está com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe por meio do formulário abaixo.

Consultas encaminhadas pelo formulário de contato ou por e-mail, cujas respostas já estejam contempladas nesta página, não serão respondidas.