Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis

Conhecimento que move pessoas e cidades de modo sustentável

A Fundação Grupo Volkswagen trabalha para incentivar o protagonismo comunitário, em busca da construção ativa das cidades que todos queremos e necessitamos. Para isso, realiza e apoia projetos e organizações que colocam o ser humano no centro das discussões sobre mobilidade, de modo a tornar as comunidades espaços mais sustentáveis, resilientes, humanos e seguros para todas as pessoas. Afinal, mobilidade urbana é muito mais do que ir e vir pelas cidades.

Um dos principais focos das iniciativas desenvolvidas pela Fundação é a formação de educadores da rede pública para conectar temas da mobilidade urbana sustentável ao currículo escolar e ao dia a dia das escolas e de seu entorno. Além disso, atuamos na formação de lideranças, gestores e agentes públicos, contribuindo para a melhoria de políticas públicas de mobilidade e para a resolução de problemas concretos em municípios brasileiros.

Outro eixo importante envolve o apoio à inovação e ao ecossistema de startups e negócios sociais que busquem soluções para desafios da mobilidade urbana, bem como o fomento a pesquisas acadêmicas que tenham aspectos da mobilidade como temas de estudo.

Mobilidade Urbana

Direcionadores

• Energias limpas e alternativas para os meios de transporte urbanos
  • Incentivo à inovação e à tecnologia em mobilidade urbana