Fundação Grupo VW lança mais 4 episódios da série “Pílulas do Brincar”

Projeto da Fundação Grupo VW e a Mais Diferenças, propõe brincadeiras inclusivas para toda a família e traz novos episódios inspirados em artistas mulheres e LGBTQIA+

As “Pílulas do Brincar” são uma série de vídeos acessíveis – com Libras, legenda e audiodescrição – divertidos e inspiradores, com brincadeiras inclusivas para famílias e crianças com e sem deficiência. Com seis vídeos já publicados, a trilha agora ganha mais quatro episódios inéditos, que estão sendo lançados neste Mês das Crianças.

Nesta série de vídeos, os arte-educadores Thiago Franco e Suia Legaspe propõem brincadeiras e proposições pedagógicas inspiradas em grandes artistas mulheres e LGBTQIA+. Os vídeos apresentam atividades que podem ser feitas em contextos escolares ou domésticos. Já foram apresentados artistas como Cildo Meireles, Paulo Nazareth e Hanoch Piven.

No Episódio 7, podemos conhecer mais sobre o trabalho de Anarkia Boladona (nome artístico de Panmela Castro), grafiteira e artista plástica carioca, que imprime nos muros, ilustrações cheias de símbolos que representam a luta feminista. O Episódio 8 traz o trabalho da alemã Antje Damm, nascida na cidade de Wiesbaden, em 1965. Antje é ilustradora e autora de livros infantis. O Penúltimo Episódio traz brincadeiras inspiradas nas instalações de Rita Ponce de Léon, artista peruana que leva o espectador a experimentar diferentes atitudes corporais e modos de se relacionar com os sentidos e com o coletivo. A inspiração para o Episódio 10 veio da artista Uýra, que através de suas performances, mostra uma arte de resistência em defesa da flora, da fauna e do povo amazônico.

Cada vídeo é acompanhado por um material complementar em PDF acessível que reúne outras referências e informações sobre o artista da vez, disponível na área de Materiais Educativos do site da Fundação Grupo Volkswagen.

Assista abaixo a série completa, que agora soma 10 episódios, no canal da Fundação no Youtube:

O Projeto Brincar

Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, realizada pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Projeto Brincar propõe o uso da brincadeira como uma poderosa ferramenta pedagógica para promover a inclusão de todas as crianças, com ou sem deficiência, na escola comum.

No âmbito do projeto, são realizadas ações de ponta com coordenadores, pedagogos, educadores e seus alunos. Além disso, também são produzidos materiais e publicações, que visam apoiar tanto professores como seus alunos e famílias, com proposições de atividades inclusivas para crianças, que divertem e ensinam ao mesmo tempo. Saiba mais sobre o Projeto Brincar.