2° Prêmio Fundação Grupo Volkswagen

A edição 2021 do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen segue com alcance nacional e foco em organizações sem fins lucrativos que atuam nas áreas de Mobilidade Urbana, Mobilidade Social e Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Parceria Yunus Corporate - Social Innovation

SOBRE O PRÊMIO

O objetivo do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen é fomentar projetos de impacto social em todo o Brasil, que gerem mudanças e transformem potenciais em realidade, alinhados à missão da Fundação – educação e desenvolvimento de comunidades – e às suas três causas atuais de atuação: Mobilidade Urbana, Mobilidade Social e Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Clique aquie faça sua inscrição.

Serão selecionadas seis Organizações Sociais para participação no Programa de Aceleração, com duração de doze semanas.

Ao final do Programa, as três organizações – uma por causa de atuação da Fundação – cujos projetos demonstrarem maior potencial de transformação social serão selecionadas e premiadas com R$100.000,00 (cem mil reais) cada uma, a título de patrocínio.

Ao longo de 2022, as três organizações vencedoras deverão implementar as ações planejadas e o investimento dos recursos recebidos, com acompanhamento e apoio da Fundação Grupo Volkswagen e da Yunus Negócios Sociais.

Acesse o EDITAL (PDF - 5.4Mb) completo do 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen e conheça todos os detalhes sobre o processo de inscrição e seleção.

Para mais informações, confira também as perguntas frequentes no FAQ

Clique aquie faça sua inscrição.

PROJETOS E CAUSAS DE ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO

Serão selecionadas duas organizações sociais por causa para participarem do Programa de Aceleração:

Ícone

Mobilidade Urbana:

Contempla projetos voltados à educação para o trânsito; mobilidade ativa; cidades inteligentes, inclusivas e sustentáveis; segurança no trânsito e prevenção de acidentes; acessibilidade; uso responsável dos espaços públicos; inovação, tecnologia e sustentabilidade nos transportes urbnos; entre outros temas diretamente ligados à mobilidade urbana.

Ícone

Mobilidade Social

Contempla projetos de empreendedorismo social em comunidades; empregabilidade de cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica (incluindo educação e qualificação técnico-profissional); fomento à geração de renda de grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômico, incluindo minorias sociais; entre outros temas diretamente ligados à mobilidade social.

Ícone

Inclusão de Pessoas com Deficiência

Contempla projetos de promoção à educação inclusiva e à oportunidades de ensino e empregabilidade de pessoas com deficiência; entre outros temas diretamente ligados à inclusão de pessoas com deficiência, especialmente aqueles conectados às causas da mobilidade urbana e da mobilidade social (temas transversais).

POR QUE PARTICIPAR?

As seis Organizações Sociais selecionadas participarão de um Programa de Aceleração exclusivo de doze semanas, desenhado para alavancar e sustentar o impacto de seus projetos.

O Programa será composto de imersões, formações e reuniões remotas com um time de consultores e especialistas, que se encontrarão virtualmente a cada quinze dias com os representantes das organizações, durante todo o período de Aceleração.

Também serão realizados dois grandes encontros virtuais em grupo e uma cerimônia online de encerramento do evento, na qual as organizações selecionadas apresentação seus projetos à banca avaliadora e se reunirão novamente com toda a equipe do Prêmio e convidados, para que todos juntos conheçam os três finalistas do 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen!

Durante toda essa jornada, os participantes contarão com o apoio e acompanhamento da equipe da Fundação Grupo Volkswagen e da Yunus Negócios Sociais.

O alcance do Prêmio inclui também:

Fomento à formação de negócios de impacto social e de alto crescimento

Acesso a planos individuais de desenvolvimento e acompanhamento semanais

Validação da solução e do modelo de negócio feita por especialistas

Oportunidade de networking

Acesso a mentores especializados

ETAPAS

Período de Inscrições

24/06/2021
a 23/07/2021

Anúncio dos pré-finalistas para as entrevistas online

30/07/2021

Entrevistas online

03/08/2021
a 05/08/2021

Anúncio dos 6 (seis) selecionados para o Programa de Aceleração

09/08/2021

Programa de Aceleração

16/08/2021
a 05/11/2021

Anúncio dos finalistas que receberão o patrocínio

05/11/2021

Efetivação do aporte financeiro

até 10/12/2021

Período de pós-investimento e acompanhamento do projeto vencedor

03/01/2022 a 09/12/2022

Mentores e parceiros

Confira em breve quem serão os mentores e parceiros do 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen

Critérios de seleção

Organização social

  • Maturidade da organização;
  • Histórico de atuação da organização no respectivo eixo temático;
  • Alinhamento do escopo do projeto inscrito às causas de atuação da Fundação (Mobilidade Urbana, Mobilidade Social, Inclusão de Pessoas com Deficiência);
  • Fase de operação e aderência ao problema/solução

Equipe

  • Qualificação técnica e motivação da equipe responsável.

Impacto Social

  • Complexidade do problema endereçado;
  • Nível de clareza em relação ao problema;
  • Potencial de transformação para o público-alvo.

Proposta de Valor e Inovação

  • Relevância e nível de inovação da proposta apresentada para a vertical e público alvo.

Modelo de Negócio

  • Potencial de sustentabilidade do modelo de negócio para a perenidade da organização social.

Diversidade

  • Diversidade da equipe responsável pelo projeto (raça, gênero, orientação sexual, idade, pessoa com deficiência);
  • Diversidade do público-alvo do projeto inscrito (raça, gênero, orientação sexual, idade, pessoa com deficiência);
  • Região de origem da organização.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos três causas prioritárias: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, apoiamos tecnicamente ações de responsabilidade social do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade.

SOBRE A YUNUS NEGÓCIOS SOCIAIS

A Yunus Negócios Sociais acredita no poder dos negócios para endereçar e resolver os problemas mais complexos da nossa sociedade e do nosso planeta. Através do mindset dos Negócios Sociais - um modelo iniciado pelo co-fundador e Nobel da Paz, Prof Muhammad Yunus - trabalha com modelos de negócios inovadores, em diferentes geografias do mundo. Através da unidade de Corporate Innovation, apoia grandes empresas a criarem estratégias de inovação social conectadas ao seu core business, ajudando a materializar sua visão de futuro e seu propósito através de impacto social. A Yunus Negócios Sociais é parte da rede Yunus Social Business Global Initiatives, com sede em Berlim e presença, além do Brasil, em países como Índia, Portugal, Uganda, Quênia e Colômbia. Foi fundada, em 2011.

Para saber mais, confira o EDITAL (PDF - 5.4Mb) ou consulte nosso FAQ.

Em caso de dúvidas adicionais, entre em contato conosco pelo e-mail premiofvw@yunusnegociossociais.com.