2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen anuncia organizações vencedoras

A segunda edição do programa de alcance nacional premiou três organizações sem fins lucrativos que atuam em Mobilidade Urbana, Mobilidade Social e Inclusão de Pessoas com Deficiência
Publicado em

O 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen chega em sua reta final. A dedicação para promover e apoiar organizações sem fins lucrativos que desenvolvam tecnologias sociais e educacionais inovadoras rendeu muitas comemorações nesta sexta-feira, 5 de novembro. Nesta segunda edição, o evento ocorreu ao vivo e on-line no Youtube da Fundação, adaptando-se ao atual cenário de pandemia virtualmente.

As três organizações vencedoras da 2ª edição do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen foram avaliadas a partir do potencial de transformação social do negócio e receberam, cada uma, um prêmio no valor de R$ 100 mil. Além disso, ao longo de 2022, terão assessoria pós-investimento, a fim de garantir a efetividade do uso do recurso financeiro.

A Fundação Grupo Volkswagen fez parte da banca julgadora, representada por seu Diretor-Superintendente, Henrique Mendes de Araújo, por seu Diretor de Finanças, Luiz Paulo Brasizza, e seu Diretor de Administração e Relações Institucionais, Vitor Hugo Neia. A banca também teve a presença de Rui Lira, Head de Inovação Aberta da Yunus, além de convidados experts em cada causa apoiada pela Fundação, Lucas Nassar Souza (mobilidade urbana), Lara Martins (mobilidade social) e Danielle Falcão (inclusão de pessoas com deficiência).

Confira no Youtube da Fundação como foi a etapa final de apresentação dos projetos de cada organização finalista do Prêmio.

Momento em que a banca julgadora anuncia os vencedores do 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagem.

“Não posso deixar de parabenizar os finalistas, que certamente superaram muitos desafios para chegarem e passarem por todas as etapas do edital, desde a fase de inscrições até o programa de aceleração. Afinal, não podemos esquecer que eles foram selecionados em meio a 270 organizações de todas as regiões do Brasil, que se inscreveram para a 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen. Tenho certeza que esses meses de reflexões, de muito trabalho, vivências, conteúdos e mentorias, foram e ainda serão muito essenciais para o desenvolvimento de cada organização e projeto”, celebrou Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

Realizada em parceria com a Yunus Corporate Social Innovation, unidade da Yunus Negócios Sociais (empresa ligada ao Nobel da Paz Muhammad Yunus e referência mundial no apoio e desenvolvimento de negócios com foco em impacto social e ambiental), a iniciativa contemplou um programa de aceleração de doze semanas, com foco no desenvolvimento de seis organizações finalistas, desenhado para alavancar e sustentar o impacto de seus projetos.

“O 2º Prêmio Fundação Grupo VW foi um grande aprendizado, não só para os participantes, mas também para toda a equipe. Foi muito gratificante acompanhar a entrega, dedicação, comprometimento e evolução de cada uma das organizações que participaram conosco dessa jornada. Com certeza, os vínculos que estabelecemos ao longo desses meses de preparação e implementação, não se encerrarão com o fim dessa segunda edição do projeto”, enfatizou Renata Pifer, Analista de Responsabilidade Social da Fundação Grupo Volkswagen e Coordenadora do 2º Prêmio FGVW.

Ao fim do processo, três organizações relacionadas às causas abraçadas pela Fundação –  Mobilidade Urbana, Mobilidade Social e Inclusão de Pessoas com Deficiência – foram selecionadas por critérios que incluíram, por exemplo, escopo e maturidade da solução.

Confira abaixo as organizações e projetos contemplados:

  • Mobilidade Urbana

Projeto “BikeFavela – Oficina de Ciclocidadania”  – Movimento de Defesa do Favelado (MDF)

Localidade: São Paulo (SP)

O projeto fornece capacitação gratuita para uso da bicicleta, iniciando pelo entorno das comunidades, passa pelo território, e logo expande os horizontes por meio da integração da bicicleta com o metrô e outros serviços de bikes compartilhadas.

Conheça mais sobre o MDF – Movimento de Defesa do Favelado. Acesse o site da entidade e suas redes sociais ícone facebook, logotipo, social, media

  • Mobilidade Social

Projeto “Juventude Empreendedora – Escola de Culinária Pimenta do Reino” – Cáritas Arquidiocesana de Teresina

Localidade: Teresina (PI)

O projeto estimula o desenvolvimento comunitário e a educação cidadã por meio do acesso à qualificação profissional na área da culinária, visando à inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social que residem nas periferias de Teresina no mercado de trabalho formal. Além de fomentar o acesso ao empreendedorismo e a atuação comunitária.

Conheça mais sobre a entidade filantrópica Cáritas Arquidiocesana de Teresina, acesse o site e suas redes sociais ícone facebook, logotipo, social, media

  • Inclusão de Pessoas com Deficiência

Projeto “Rodas Mágicas” – Associação Desportiva para Deficientes (ADD)

Localidade: São Paulo (SP)

O projeto fomenta o empreendedorismo e a geração de renda para atletas com deficiência que possuem expertise técnica no conserto e manutenção de cadeiras de rodas. Além da geração de emprego para pessoas com deficiência na oficina, o Rodas Mágicas busca suprir uma necessidade de oferta especializada desse tipo de serviço, ainda escassa na localidade em que a organização se encontra.

Conheça mais sobre a Associação Desportiva para Deficientes. Acesse o site da organização e suas redes sociais ícone facebook, logotipo, social, media

Das organizações sociais aos negócios de impacto

Além do apoio técnico e financeiro, levar a expertise e experiências dos negócios de impacto às organizações sociais foi um dos objetivos do 2º Prêmio Fundação Volkswagen. O intuito é que elas fortaleçam sua atuação, estratégias e governança e, consequentemente, passem a depender menos de doações e editais, garantindo autonomia, sustentabilidade e independência para definirem e alcançarem seus objetivos de médio e longo prazo.

“Além dos premiados, nos chamou a atenção a qualidade de todos os seis projetos finalistas. Não foi uma decisão fácil. Saímos da etapa de aceleração do prêmio muito confiantes com os rumos de todos os participantes”, comenta Guilherme Ralisch, Head de Aceleração na Yunus.

Dessa maneira, a parceria com a Yunus Corporate Social Innovation foi fundamental para o desenvolvimento de um programa robusto que ajudasse as organizações sociais apoiadas a amplificar seu impacto social, de forma escalável e perene, além de favorecer fortemente o potencial transformador do próprio Grupo Volkswagen.

“A dedicação de todas as organizações participantes foi fenomenal. Durante o programa de aceleração, a nossa intenção foi co-criar e testar estratégias de sustentabilidade e escala do impacto gerado por cada uma, a partir da abordagem de negócios sociais. Além disso, também focamos na qualificação de lideranças e na conexão com potenciais parceiros. Os resultados imediatos, já comprovam que é possível que organizações sociais criem seus modelos de sustentabilidade financeira. O prémio vai permitir, não só implementar algumas das transformações geradas durante o programa, mas também criar condições para que as organizações caminhem com autonomia no futuro”, comemora Rui Lira, Head de Inovação Aberta Brasil da Yunus Corporate Inovation.

O recurso será utilizado ao longo de 2022 para os contemplados testarem novos modelos de negócio, buscando sustentabilidade financeira do projeto, com acompanhamento da Fundação Grupo Volkswagen e da Yunus Corporate. O 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen recebeu 270 inscrições, de todos os Estados do Brasil e Distrito Federal. Para conhecer as seis organizações finalistas, acesse uma das reportagens sobre o prêmio.