Fundação Grupo Volkswagen lança Pílulas do Brincar na Semana da Primeira Infância

Projeto Brincar foi destaque em dois webinares e lançou um novo material acessível

Arte com o texto Projeto Brincar na III Semana Municipal da Primeira Infância.

O projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) e a ONG Mais Diferenças, foi um dos destaques da III Semana da Primeira Infância de São Paulo (SP), que aconteceu de 3 a 7 de agosto de 2020. O evento contou com o apoio do UNICEF e integrou o calendário oficial da cidade, com o objetivo de divulgar a pauta da primeira infância e sua importância nas políticas públicas paulistanas.

No dia 6 de agosto, aconteceu a mediação de leitura acessível e inclusiva do livro “O Rei Careca”, com o arte-educador Thiago Franco. Depois da mediação, Carla Mauch, Coordenadora-Geral do projeto Brincar, Fátima Bonifácio, Assistente Técnica de Educação da Divisão de Educação Infantil (SME-SP), e Marinalva Cruz, Secretária-Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), falaram sobre a importância da literatura para todos.

Assista à gravação desse webinar abaixo:

Já no dia 7 de agosto, o projeto Brincar lançou, em mais um webinar, o novo material “Pílulas do Brincar”, uma série de vídeos divertidos e inspiradores com brincadeiras acessíveis para famílias e crianças com e sem deficiência. No bate-papo, a Coordenadora Pedagógica do projeto, Guacyara Labonia, teve uma conversa bem descontraída e enriquecedora com a mãe e professora Gláucia e suas filhas Lara, Laís e Lilian. O bate-papo foi mediado por Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

Veja, abaixo, como foi essa live, com histórias contadas pelas verdadeiras protagonistas das políticas de inclusão: as crianças.

Pílulas do Brincar

O material “Pílulas do Brincar” é uma série de três vídeos com proposições de atividades para famílias e crianças com e sem deficiência. Os vídeos foram gravados pelo arte-educador Thiago Franco. Em cada vídeo, Thiago escolhe um artista para propor alguma brincadeira. Toda pílula conta com um material complementar em PDF acessível, que reúne outras referências e informações sobre o artista da vez. O conteúdo possui Libras (Língua brasileira de Sinais) e legendas, além de uma audiodescrição inovadora, feita pelo próprio educador durante os vídeos. As Pílulas foram lançadas ao longo do mês de agosto.

Acesse na área de materiais educativos do site da Fundação Grupo Volkswagen ou no portal da Mais Diferenças.