Fundação Grupo VW participa da Semana do Brincar; confira os destaques

A programação incluiu o lançamento de publicações e a realização de um webinar sobre arquitetura infantil

Foto de um grupo diverso de alunos com e sem deficiência em uma sala de aula

Entre 25 e 29 de maio, aconteceu a Semana Mundial do Brincar, organizada pela Aliança pela Infância. No mesmo período, a Prefeitura de São Paulo (SP) promoveu a Semana Municipal do Brincar, para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e ampliar a participação das famílias paulistanas em atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento da criança e favoreçam as relações humanas.

Para celebrar a data, a Fundação Grupo Volkswagen realizou uma programação especial de eventos e lançamentos que fazem parte do projeto Brincar, realizado em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Confira abaixo os destaques que marcaram a Semana!

Caderno Brincar – volume 2 (versões em inglês e espanhol)

A publicação, realizada pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Associação Nova Escola, consolida os referenciais teóricos do projeto Brincar e as experiências práticas que se destacaram durante sua realização em São Paulo (SP).

Lançado em 2019, somam-se agora à versão original as traduções em inglês e espanhol. O objetivo é fortalecer a difusão da metodologia internacionalmente, além de atender à demanda por materiais em outros idiomas na rede pública paulistana, em virtude da presença crescente de alunos e/ou famílias de refugiados e imigrantes.

Acesse a área de materiais educativos e faça seu download gratuito.

Webinar e guia sobre arquitetura infantil

No dia 28 de maio, aconteceu o webinar de lançamento do guia “Arquitetura Infantil: reinventando os espaços”. Esse novo material pedagógico acessível e inclusivo busca apoiar educadores e familiares neste momento de distanciamento social e na volta às aulas.

O webinar fez parte da programação oficial da Semana Municipal do Brincar de São Paulo (SP) e contou com as participações de Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação, e representantes da Mais Diferenças e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Assista à gravação no YouTube e acesse a área de materiais educativos para baixar o guia.

Artigo sobre gestão escolar

A Fundação Grupo Volkswagen e a ONG Mais Diferenças lançaram em seus portais o artigo “Gestão de uma escola pública de educação infantil inclusiva”. O texto, de autoria da pedagoga Carla Mauch, é destinado a gestores e educadores e compartilha algumas das experiências e conquistas do projeto Brincar.

Acesse a área de materiais educativos e faça seu download gratuito.