Projeto Brincar amplia materiais para download; conteúdo é referência na Prefeitura de SP

Os conteúdos são usados em escolas da rede pública paulistana e somam-se a outros materiais que já estavam disponíveis no site

Desde 2017, o projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a ONG Mais Diferenças, realiza diferentes ações de formação, sistematização e produção de materiais pedagógicos inclusivos, com múltiplos recursos de acessibilidade para crianças com e sem deficiência.

Para continuar apoiando educadores, alunos e famílias durante o período de isolamento social indicado pelas autoridades de saúde, em virtude da pandemia do COVID-19, esses materiais estão sendo liberados para acesso on-line e download gratuito. O pacote adicional de conteúdos, utilizado nas escolas da rede pública paulistana participantes do projeto, soma-se aos cadernos, e-book e apostila que já estavam disponíveis em nosso site.

Além disso, os materiais foram incluídos pela SME-SP nos cadernos especiais “Trilhas da Aprendizagem”, para auxiliar alunos das escolas municipais de São Paulo a realizarem atividades pedagógicas a distância, em casa, durante a suspensão das aulas presenciais. São, ao todo, 14 cadernos. Os conteúdos pedagógicos do projeto Brincar são recomendados como material de apoio no volume dedicado à Educação Infantil. Além de serem enviados por correio, os cadernos “Trilhas de Aprendizagens” também estão disponíveis para download no site da prefeitura.

Saiba mais abaixo e descubra como criar novas formas de brincar, envolvendo todas as crianças!

Cardápio para Todos

O pacote inclui um guia digital que apresenta 60 nomes de alimentos com recursos de acessibilidade para que todas as crianças, com e sem deficiência, conheçam diferentes formas de se comunicar na hora das refeições – inclusive refugiadas e de outras nacionalidades, o que tem se tornado comum na rede pública paulista. Além do guia, estão disponíveis para download fichas de cardápios em Português, Inglês, Francês, Espanhol, Braille e LIBRAS e uma playlist com vídeos acessíveis no YouTube.

Acesse os materiais do “Cardápio para Todos”.

Brincando com Poesias

O guia digital para educadores é um material de apoio às atividades com poesias em múltiplos formatos acessíveis realizadas pelo projeto Brincar e inclui, além de seus anexos, uma playlist de poesias em vídeos acessíveis no YouTube.

Acesse os material “Brincando com Poesias”.

Pintura e Transparência: Sentidos à Flor da Pele

Guia de apoio da atividade Pinturas à Flor da Pele, que pode ser realizada com todas as crianças, com e sem deficiência. O documento incentiva a experimentação, a inventividade, a exploração dos diferentes sentidos, espaços e tempos em uma escola para todos.

Acesse o material “Pintura e Transparência: Sentidos à Flor da Pele”.

*Conteúdo atualizado em 22/4/2020, para incluir informação sobre os cadernos especiais “Trilhas de Aprendizagem”, da SME-SP.