Fundação Grupo Volkswagen celebra o Mês da Mobilidade Urbana

Conheça o projetos e ações nessa pauta que é uma das causas abraçadas pela Fundação

Em setembro, o Brasil celebra o Mês da Mobilidade Urbana, instituído no início dos anos 2000 e que tem a função de chamar a atenção para problemas e soluções quando o assunto é o deslocamentos das pessoas nos centros urbanos.

A Fundação Grupo Volkswagen entende que esse conceito extrapola as relações entre os modais e a questão do trânsito, e nos convida a olhar para a cidade como um espaço comum, voltado ao convívio, ao trabalho e ao bem-estar.

Por isso incentivamos o engajamento da comunidade na construção ativa das cidades que todos desejam e precisam, prezando acessibilidade, desenvolvimento sustentável, inclusão social, segurança viária, cidadania e eficiência na circulação, sempre dando destaque ao papel do ser humano no debate.

Na causa da mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, a Fundação mantém atualmente dois grandes projetos. O Cidadania em Movimento e o Mobilidade em Transformação.

O primeiro, uma parceria com a Nova Escola, tem como objetivo capacitar educadores para formar crianças e jovens que possam colaborar com a construção de uma sociedade mais sustentável. Em 2022, mais 34 mil pessoas impactadas pelos conteúdos educativos da plataforma Cidadania em Movimento; 555 certificados foram emitidos nos cursos online com a Nova Escola, tivemos mais 57 mil visualizações no site e, ao todo, foram 3 milhões de pessoas impactadas pelas divulgações dos cursos.

O segundo é uma parceria com a Cidade Ativa e apresenta conceitos e ferramentas para aprimorar a atuação dos participantes como agentes transformadores da mobilidade, a partir de questões e desafios encontrados em seu próprio entorno. Em 2022, foram 92 cidades impactadas (de 18 estados + Distrito Federal); 205 inscritos no curso Mobilidade em Transformação; 46 projetos finais apresentados e 61 cursistas certificados.

Além dos projetos, o edital ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbana, idealizado em parceria com a Artemisia, criou uma plataforma de inovação aberta e que tem como objetivo buscar soluções inovadoras para os desafios relacionados à mobilidade por meio da colaboração com startups. Na segunda edição, mais de 60 soluções, de todas as regiões do Brasil, foram inscritas, visando ao apoio para a implementação de seus projetos-piloto. Foram distribuídos R$ 300 mil entre os três negócios finalistas, são eles: Fleximedical, Livre e Solos.

Pensar a mobilidade para a infância

Já para pensar a mobilidade para a infância, a 5ª Jornada do Conhecimento, realizada em 2021, teve participação do DETRAN-SP e das organizações Carona a Pé e Fundação Bernard Van Leer. O evento teve como pauta discutir como famílias, educadores e o poder público podem contribuir para sensibilizar as crianças a pensar os diferentes papéis que compõem a mobilidade. Assista ao evento na íntegra:

Vida Em Movimento

Confira os episódios do Vida em Movimento, podcast da Fundação Grupo Volkswagen, dedicados a essa pauta tão importante: