5ª Jornada do Conhecimento da Fundação Grupo VW discutiu Mobilidade e Infância; veja como foi!

Evento online aconteceu no dia 21 de outubro e teve inscrições gratuitas
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No dia 21 de outubro, a Fundação Grupo Volkswagen realizou a 5ª edição da Jornada do Conhecimento, com o propósito de “Pensar a Mobilidade para a Infância”. O evento ocorreu ao vivo e on-line no Youtube e Facebook da Fundação, adaptando-se ao atual cenário de pandemia, e também contou com intérpretes de Libras.

Entre os temas debatidos, estiveram a discussão sobre como famílias, educadores e o poder público podem contribuir para sensibilizar as crianças a pensar os diferentes papéis que compõem a mobilidade. O que caminhar por calçadas, atravessar avenidas e esperar o semáforo nos ensinam? E no trânsito, quais são os deveres, direitos e desafios de quem está guiando um automóvel, bicicleta ou patinete, por exemplo?

Os especialistas convidados compartilharam seus depoimentos e boas práticas, refletindo sobre os benefícios e desafios de colocar a infância no centro das ações de mobilidade e planejamento urbano para construirmos hoje um futuro melhor para todos. O público também pôde interagir com comentários e perguntas.

A Fundação Grupo Volkswagen fez parte da mesa de abertura, representada por seu Diretor de Administração e Relações Institucionais, Vitor Hugo Neia. Na abertura, Vitor agradeceu a participação de todos os convidados e público presente no evento: “Gostaria de agradecer aos nossos convidados, Mauro Voltarelli, Gerente de Educação para o Trânsito do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran.SP); Renata Morettin, representante do Carona a Pé; e Ursula Troncoso, consultora no Brasil da Fundação Bernard Van Leer. Por fim, agradeço também à Flávia Oshima, que desde 2018 é a mediadora oficial da Jornada do Conhecimento”, disse Vitor.

Em sua fala, Vitor Hugo propôs uma reflexão sobre os desafios de colocar a infância no centro das ações de mobilidade e de planejamento urbano; e a importância da colaboração de diversos atores para obter respostas múltiplas e diminuir a complexidade do tema: “Juntos vamos discutir como famílias e educadores podem e devem contribuir para sensibilizar as crianças a pensarem diferentes papeis que compõem a mobilidade”, continuou.

Ele destacou, também, a importância de a Jornada do Conhecimento olhar para a mobilidade urbana e educação: “Falar de mobilidade significa incentivar o uso e apropriação dos espaços públicos numa perspectiva que considere valores como corresponsabilidade, convivência, respeito e acima de tudo o interesse coletivo. Só teremos uma mobilidade inteligente, segura e eficaz para todos quando houver a cultura da corresponsabilidade, desde a infância. E a educação é o instrumento mais efetivo para a construção de mudanças de comportamentos”, disse Vitor Hugo Neia.

Na sequência, a mediadora Flávia deu início a um bate-papo com os convidados. A consultora da Fundação Bernard Van Leer, Ursula Troncoso, falou sobre o Urban95, programa que busca compreender o planejamento urbano na perspectiva das crianças. Além do Brasil, a rede Urban95 está presente em Israel, Peru, Turquia, Holanda, Jordânia e Índia.

“A Urban95 da Fundação Bernard van Leer pretende promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam a primeira infância, nos primeiros seis anos cruciais da vida das crianças. Por esse motivo, Urban95 trabalha com urbanistas, planejadores, designers e autoridades municipais, e os convida a responder a um desafio: “Se você pudesse experimentar a cidade a partir de uma elevação de 95 centímetros – a estatura de uma criança de três anos – o que você mudaria?”, disse Ursula Troncoso durante sua participação.

A arquiteta e urbanista, Renata Morettin, representante do Carona a, grupo que transformou a caminhada até a escola num espaço de reflexão das crianças sobre o ambiente e o entorno em que vivem, reforçou a importância de que as crianças usufruam de espaços urbanos e construam uma nova relação com a cidade onde vivem: “Se na geração dos nossos pais era comum ir a pé para a escola, com o crescimento urbano desordenado, a falta de segurança nos assusta. No entanto, precisamos nos esforçar para pensar em cidades mais acolhedoras para as crianças, que precisam deste contato com a comunidade e com o próprio lugar que vivem. A vida não diz respeito apenas à tela do computador ou à televisão e o sedentarismo infantil é o resultado desta inversão de valores. Portanto, precisamos desse senso e comunidade, especialmente as crianças”, afirma Renata.

Por fim, Mauro Voltarelli, gerente de Educação para o Trânsito do Detran.SP, destacou o programa de educação Clube do Bem-te-vi, que ao longo de três décadas, já atendeu mais de 1,6 milhões de alunos em 350 municípios paulistas com palestras educativas para jovens e crianças: “É um projeto magnífico, que tem uma empatia e oferece palestras para as crianças, de uma forma lúdica, para que entendem boa parte do Código de Trânsito Brasileiro. As principais orientação abordadas são: Carteira de Habilitação Mirim e Talão de Multas Mirim. Com elas, os alunos conscientizam as pessoas do convívio social e multiplicam os conhecimentos adquiridos, inclusive sobre os cuidados que devem ter, por exemplo, quando estiverem utilizando as vias públicas como pedestres, ciclistas ou passageiros, contribuindo para a formação de uma consciência cidadã”, comenta Mauro.”

“Já temos uma parceria com a Fundação Grupo Volkswagen por meio do Programa Cidadania em Movimento, que visa combater acidentes viários e conscientizar a população com temas relativos à mobilidade urbana. Para o Detran.SP, a Educação para o Trânsito é um dos nossos pilares e tem de ser uma ação contínua. Quando educamos as crianças e reforçamos a importância do tema, buscamos formar futuros condutores conscientes”, finaliza.

Assista ao evento na íntegra abaixo e no canal da Fundação Grupo Volkswagen no Youtube: