Projeto Brincar inicia suas atividades de 2021 com o lançamento de episódio inédito das Pílulas do Brincar

As “Pílulas do Brincar” são uma série de vídeos divertidos e inspiradores, com brincadeiras acessíveis para famílias e crianças com e sem deficiência. Com três vídeos já publicados em 2020, a trilha agora ganha mais três episódios inéditos, que serão lançados nos dias 4, 11 e 18 de maio.

Os vídeos foram gravados pelo arte-educador Thiago Franco, que escolhe artistas diferentes para inspirar cada uma das brincadeiras propostas. Além de material complementar em PDF acessível, que reúne outras referências e informações sobre o artista da vez, o conteúdo também conta com tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais, legendas e uma audiodescrição muito divertida, feita pelo próprio educador durante os vídeos.

Episódio 4: Fios que se entrelaçam

Judith Scott é a artista escolhida para inspirar o novo episódio da série “Pílulas do Brincar”. Judith nasceu surda, tinha Síndrome de Down e só começou a criar suas obras aos 43 anos de idade, depois de passar a frequentar a Creative Growth, uma ONG dedicada ao desenvolvimento profissional de artistas com deficiência. Sua obra se tornou reconhecida em todo o mundo e tem coleções permanentes em instituições culturais importantes, como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa).

O lançamento da 4ª Pílula também marca a retomada das atividades do projeto, que realizará em 2021 atividades de ponta e produção de novos materiais educativos. A cada semana, junto com o lançamento das novas Pílulas, serão divulgadas também mais informações sobre a programação do projeto para este ano. Acompanhe nos canais da Fundação e fique por dentro!

Acesse agora a série Pílulas do Brincar na área de Materiais Educativos ou no portal da Mais Diferenças.

O Projeto Brincar

Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, realizada pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Projeto Brincar propõe o uso da brincadeira como uma poderosa ferramenta pedagógica para promover a inclusão de todas as crianças, com ou sem deficiência, na escola comum.

No âmbito do projeto, são realizadas ações de ponta com coordenadores, pedagogos, educadores e seus alunos. Além disso, também são produzidos materiais e publicações, que visam apoiar tanto professores como seus alunos e famílias, com proposições de atividades inclusivas para crianças, que divertem e ensinam ao mesmo tempo. Saiba mais sobre o Projeto Brincar.