Fundação Grupo VW fala sobre a Agenda 2030 da ONU em evento do Centro Paula Souza

Autoridades, educadores e 3º setor refletiram sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Foto: divulgação (Centro Paula Souza)

No dia 24 de março, o Centro Paula Souza (CPS) realizou seu 2º Fórum de Ação Social e Educação, com o propósito de refletir sobre o papel social da escola. O evento foi destinado a educadores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) administradas pela autarquia paulista. A Fundação Grupo Volkswagen, representada por seu Diretor de Administração e Relações Institucionais, Vitor Hugo Neia, fez parte da mesa de abertura, ao lado da Diretora-Superintendente do CPS, Laura Laganá; da Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Célia Parnes; e do Coordenador da Unidade de Ensino Técnico e Médio do Centro Paula Souza, Almério Melquíades Araújo.

Na abertura, Laura Laganá agradeceu a presença dos participantes e destacou a relevância do encontro. “Será uma oportunidade para educadores e profissionais do terceiro setor compartilharem experiências e iniciativas inovadoras que possam fazer frente aos desafios atuais da sociedade.” Já a Secretária Célia Parnes ressaltou a qualidade dos palestrantes e a profundidade da programação. “Agradeço a oportunidade de contribuir para um evento com o tema social e liderado pelas equipes das Etecs e Fatecs, que são o celeiro de inovação do Estado”.

Em sua fala, Vitor Hugo Neia destacou a importância da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, pano de fundo do evento, e da articulação entre seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): “Nos últimos anos, a Fundação Grupo Volkswagen alinhou sua atuação aos ODS, traçando metas e indicadores com base nessa importante agenda global proposta em 2015 pela ONU, para ser atingida até o ano de 2030. Para terem êxito, esses objetivos devem ser considerados a partir da realidade de cada território, de cada comunidade, o que amplia ainda mais o papel social da escola”, afirmou.

Além disso, o Diretor da Fundação Grupo VW reforçou a importância das parcerias e destacou as iniciativas feitas em conjunto com o CPS: “Desde 2015, levamos metodologias inovadoras aos educadores, para incentivar as unidades educacionais a pensarem em soluções concretas para desafios de mobilidade urbana em seus entornos. Em 2020, capacitamos 137 profissionais e impactamos indiretamente mais de 10 mil alunos do Centro Paula Souza. Esse é apenas um dos exemplos de como os ODS e a celebração de parcerias para sua implementação devem funcionar como um verdadeiro plano de ação mundial voltado para as pessoas, o planeta, a prosperidade e a paz universal”.

Hackaton e mesa redonda

Após a abertura, o coordenador de projetos Tiago de Souza, representando a Robótica Paula Souza, anunciou o lançamento do quarto Hackathon Acadêmico, que terá como temas alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU: igualdade de gênero, energia barata e sustentável e sociedades justas, inclusivas e pacíficas. Esses mesmos ODS foram debatidos na mesa-redonda que reuniu convidados do terceiro setor: Marcelle Paiva, da Oracle Academy; Cynthia Alário, da Cine Solar; e Nelma da Silva, da Unipaz. A discussão contou ainda com a participação dos professores do Centro Paula Souza, Beatriz Freddi e Fábio Gomes.

*Esta nota inclui informações publicadas no portal do Centro Paula Souza.

Assista ao evento na íntegra no canal do CPS no Youtube: