Fundação Grupo VW e Centro Paula Souza iniciam formação a distância de educadores

O objetivo é implantar ações que estimulem o protagonismo cidadão para a mobilidade urbana

Foto de uma mulher colando uma folha em uma parede

A Fundação Grupo Volkswagen e o Centro Paula Souza (CPS) deram início à turma 2020 do projeto Cidadania em Movimento. Neste ano, as aulas serão totalmente a distância, em virtude da pandemia da COVID-19. O objetivo é capacitar, empoderar e proporcionar aos participantes a oportunidade de expandir e aprofundar seu repertório didático e implantar de forma interdisciplinar e transversal ações que estimulem o protagonismo cidadão dos jovens em projetos de educação para a mobilidade urbana.

Em 2020, a Fundação está ofertando 140 vagas para professores, coordenadores e gestores das Escolas Técnicas Estaduais e Faculdades de Tecnologia administradas pelo CPS, autarquia do Governo do Estado de São Paulo. O curso contemplará 120 horas, entre formações on-line para os educadores multiplicadores e mentoria e acompanhamento a distância dos cursistas, para apoiá-los na elaboração e entrega de projetos finais com foco em mobilidade. As atividades acontecem no ambiente de aprendizagem virtual do próprio parceiro.

No Centro Paula Souza, o projeto Cidadania em Movimento envolve o ensino e a aplicação de metodologias de projetos ágeis, a fim de que os educadores utilizem esse conhecimento em suas salas de aula, estimulando o protagonismo da comunidade escolar e promovendo iniciativas locais para debater e melhorar a mobilidade urbana, incluindo a segurança viária. O resultado esperado é um conjunto de iniciativas de transformação do espaço onde a escola está inserida. O desenvolvimento do projeto é realizado pela MPSync, consultoria contratada pela Fundação Grupo Volkswagen.