Fundação Grupo Volkswagen vence menção honrosa no XIV Prêmio AEA de Meio Ambiente

Trabalho sobre o projeto Costurando o Futuro foi reconhecido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva na categoria de Responsabilidade Social
Publicado em

A Fundação Grupo Volkswagen venceu, com menção honrosa, a categoria de Responsabilidade Social do XIV Prêmio AEA de Meio Ambiente 2021, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). O resultado foi anunciado em evento on-line no dia 10 de junho. O reconhecimento foi entregue ao trabalho “O que você usa e consome tem muito do que você sente e acredita: projeto Costurando o Futuro”, de autoria de Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da FGVW, e Sandra Viviani, analista de responsabilidade social.

O trabalho premiado destaca o histórico do projeto, que desde 2009 incentiva o reaproveitamento de resíduos, especialmente de tecidos, doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e seus fornecedores. Pela técnica do upcycling, eles viram novos produtos nas mãos de empreendedoras capacitadas pela Fundação, beneficiando o meio ambiente e gerando renda para seus negócios e famílias. O case vencedor também revela os principais desafios do Costurando o Futuro em 2020, em virtude da pandemia da COVID-19, incluindo a produção de mais de 121 mil máscaras para o Grupo VW, o lançamento da loja virtual do projeto e a realização de formações por WhatsApp.

Clique para acessar o trabalho vencedor completo.

Sobre o XIV Prêmio AEA de Meio Ambiente

O objetivo da premiação é distinguir e homenagear empresas e instituições por ações implementadas em benefício do meio ambiente. A premiação possui quatro categorias: Tecnologia, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Jornalística. Foram premiados os três melhores trabalhos de cada categoria, eleitos pela Comissão Avaliadora. Nesta edição, foram inscritos 66 trabalhos de alto conteúdo técnico e de grande aplicabilidade, enfatizando a relevância do Prêmio para as entidades acadêmicas, centros jornalísticos e para a indústria automotiva.

Leia também: