Fundação Grupo Volkswagen abre inscrições para os cursos do projeto Costurando o Futuro 2022

Em parceria inédita com o Instituto Focus Têxtil, o projeto capacitará 100 pessoas em corte, costura e design sustentável; Aulas terão mentoria de nomes renomados da moda brasileira

Estão abertas as inscrições para o projeto Costurando o Futuro em 2022. Pela primeira vez, as formações serão realizadas em parceria com o Instituto Focus Têxtil, onde a Fundação Grupo Volkswagen dará início a uma nova fase do projeto. Ao todo, serão ofertadas 100 vagas gratuitas para qualificação profissional em corte, costura e design sustentável, com carga horária total de 42 horas. As formações ocorrerão em formato presencial, em 2 encontros semanais, com aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais especializados. As formações incluem desde iniciação à costura, aprendizado ligado a moldes, transformação, estampa em tecidos, desenvolvimento de  peças diversas e ainda conceitos estratégicos para empreender.

O curso tem curadoria e participação do estilista Walter Rodrigues, um dos nomes mais importantes da moda brasileira, e também da designer uruguaia, Agustina Comas, que já levou sua marca para as passarelas do Brasil Eco Fashion Week e foi premiada na categoria “Inovação e Tecnologia” pelo Prêmio Fashion Futures em 2021.

O projeto também tem o objetivo de promover o empoderamento e a autonomia desses profissionais, impulsionando a inclusão e sua mobilidade social. Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e fornecedores serão reaproveitados e transformados em diversas peças como bolsas, mochilas e itens de moda e decoração, ampliando seu ciclo de vida. Mais conhecimento, mais sustentabilidade, mais geração de renda!

Além da capacitação técnica, os formados poderão integrar a rede Costurando o Futuro, grupo de costureiras e costureiros da Região Metropolitana de São Paulo acompanhados pela Fundação Grupo Volkswagen. Entre os benefícios da rede, está a troca de conhecimentos, a participação em eventos da Fundação e a possibilidade de recebimento de doações de tecidos automotivos por parte do Grupo VW, parceiros e fornecedores.

“Em nome do Instituto Focus Têxtil, agradecemos à Fundação Grupo VW pela parceria! Com o projeto Costurando Futuro vamos transformar a vida de muitas pessoas por meio do corte e costura e do design sustentável, aliando impacto social e ambiental!”, celebra Paulo Cristelli, gerente executivo do Instituto Focus Têxtil.

Inscrições

A primeira turma do Costurando o Futuro 2022 terá 10 vagas gratuitas e as inscrições serão por ordem de chegada, com início das aulas previsto para o dia 7 de Junho. As aulas  serão presenciais e ocorrerão na sede do Projeto Cerzindo, onde os alunos poderão aprender e desenvolver competências relativas às operações da costura em ambiente industrial, ateliês de moda e oficinas de costura.

Para saber mais detalhes e enviar sua inscrição, clique aqui. Não perca esta oportunidade!

Sobre o Costurando o Futuro

Iniciativa criada pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, que contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura. Hoje, envolve participantes da Grande São Paulo. Os empreendedores passam por qualificação técnica e formações voltadas ao planejamento de negócios, vendas, marketing, atuação em rede, entre outras. Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. Além disso, o projeto incentiva a mobilidade social dos participantes.