O projeto “Colorindo em Ação”, realizado pela Volkswagen do Brasil em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen e Parceiros Voluntários, acaba de conquistar o Prêmio Ser Humano na categoria ESG, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP), principal associação de gestão de pessoas do Brasil. A premiação tem por objetivo valorizar práticas inovadoras que tenham alcançado resultados qualitativos e quantitativos, e que possam ser consideradas referência no mercado.
O “Colorindo em Ação” foi reconhecido pelo trabalho de apoio, inclusão e mobilidade social feito à Casa Neon Cunha, que atende a comunidade LGBTQIAP+ em situação de extrema vulnerabilidade, em São Bernardo do Campo (SP).
A entidade oferece acolhimento, abrigo e apoio psicossocial e jurídico, sobretudo à população travesti e transexual. O projeto levou uma consultoria de governança, estruturação organizacional e capacitação sobre o funcionamento do Terceiro Setor, coordenada pela Parceiros Voluntários. O mesmo ainda garantiu a melhoria de pilares como gestão administrativa, planejamento financeiro e captação de recursos. Com isso, a Casa Neon Cunha fortaleceu suas operações, se tornando um centro de acolhimento permanente e sustentável.
Na Volkswagen, o projeto foi idealizado pela área de Diversidade & Inclusão da empresa, em parceria com o grupo de diálogo Colorindo, formado por voluntários da VW para atuar em prol da causa LGBTI+.
“Esse importante reconhecimento comprova que seguimos evoluindo como uma empresa cada vez mais humana e conectada com as pessoas. Afinal, a Volkswagen é a marca das pessoas. E dentro do trabalho de Governança, Diversidade & Inclusão é uma satisfação ver o ‘Colorindo’ expandindo seu propósito em prol da comunidade. O prêmio coroa nossas ações inclusivas e demonstra que semeando respeito, colhemos inclusão”, ressalta Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil e padrinho do grupo de diálogo Colorindo.
Parceria entre a FGVW e Casa Neon
O projeto Colorindo também contou com o suporte técnico e uma doação de R$ 70 mil da Fundação Grupo Volkswagen para a manutenção de suas atividades.
A parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Casa Neon Cunha teve início há mais de dois anos. Desde então, a Fundação tem fortalecido sua atuação em prol da mobilidade social de grupos minorizados, como a comunidade trans e travesti. As ações incluem cursos de qualificação profissional, retificação de nome e assistência social, e doações financeiras.
Para o diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen, Vitor Hugo Neia, o prêmio da ABRH-SP reforça o compromisso da instituição com a diversidade, equidade, inclusão e, principalmente, a mobilidade social das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“Infelizmente, o Brasil é um dos países mais violentos para a população LGBTI+, no mundo. O preconceito e a discriminação afastam grande parte das pessoas trans da escola e, consequentemente, dificultam seu acesso ao emprego digno, perpetuando um ciclo de exclusão e desigualdade”, afirma.
Fortalecimento de OSCs
Segundo o presidente da Casa Neon Cunha, o projeto Colorindo foi essencial para ajudar os profissionais da ONG a entenderem conceitos de gestão, qualidade e governança. “Depois do projeto e definições de governança e gestão da Casa Neon Cunha, nossa ONG atende por 24 horas, empregou mais de 20 pessoas e abriga 16 pessoas. Estamos de fato gerando transformação social!”, comemora.
De acordo com a superintendente da ONG Parceiros Voluntários, Anna Paula Montini, a premiação reconhece a relevância de ações que contribuem para o fortalecimento e perenidade das Organizações da Sociedade Civil, além de valorizar a atuação articulada entre empresas e o terceiro setor.
“Estamos muito felizes com essa parceria com a Volkswagen que demonstra que tecnologias sociais como as da Parceiros Voluntários podem ser utilizadas em iniciativas inovadoras de ESG. É muito bom ver os nossos 28 anos de atuação renovando sua vocação para gerar impacto social transformador”, afirma Anna Paula.
Linha Pride, da Fundação Grupo VW, apoia a visibilidade trans
A Fundação Grupo Volkswagen também apoia a visibilidade trans por meio de seus projetos e criou a Linha Pride, com produtos exclusivos inspirados na causa. A Linha Pride foi concebida em parceria com os integrantes do Colorindo, grupo de diálogo LGBTI+ da Volkswagen do Brasil.
Os itens são confeccionados pelas integrantes do projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo VW, que capacita profissionais de costura. Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores são transformados em mochilas, estojos, nécessaires, entre outros itens, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.
Em 2024, a Fundação também financiou um curso de Modelagem, Corte e Costura para as pessoas atendidas pela Casa Neon Cunha, ampliando as possibilidades de renda e mobilidade social.