Mês da Mobilidade Urbana: confira as iniciativas da Fundação nesta causa

Conheça projetos e ações nessa pauta que é uma das causas abraçadas pela Fundação

Desde o início dos anos 2000, em setembro é celebrado o Mês da Mobilidade Urbana no Brasil. O movimento propõe atenção aos problemas e soluções relacionados aos deslocamentos das pessoas nos centros urbanos. A Fundação Grupo Volkswagen tem a mobilidade urbana como uma de suas causas. Inserida então nesse movimento, apoia iniciativas e projetos e investe em ações voltadas à educação para a mobilidade e ao incentivo a comunidades mais sustentáveis.

Confira algumas iniciativas e conteúdos disponibilizados gratuitamente pela Fundação Grupo Volkswagen e saiba mais sobre mobilidade urbana:

Mobilidade em Transformação

Entre as ações, há o projeto Mobilidade em Transformação, parceria com a organização Cidade Ativa e que oferece formações online para educadores, técnicos e gestores de mais de 100 cidades do Estado de São Paulo. O projeto apresenta conceitos e ferramentas para aprimorar a atuação dos participantes como agentes transformadores da mobilidade, a partir de questões e desafios encontrados em seu próprio entorno. Em 2022, além de uma nova edição do curso online, o projeto permitiu que uma iniciativa apresentada por ex-cursista pudesse sair do papel. Assista ao vídeo “Pessoas Que Movem Cidades” e confira como foi a intervenção urbana realizada na cidade de Registro (SP).

Cidadania em Movimento

Voltado à educação para a mobilidade urbana, o Cidadania em Movimento tem como objetivo capacitar educadores para formar crianças e jovens que possam colaborar na construção de uma sociedade mais sustentável. Suas edições iniciais tiveram como formato principal aulas, oficinas, palestras e workshops presenciais direcionados a educadores, gestores públicos e estudantes. Em 2021, o projeto foi revisto e, em parceria com a Nova Escola, passou a contemplar cursos oferecidos em formato online. Alinhados às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os cursos abordam questões que variam entre desenvolvimento urbano, impacto ambiental e convívio em sociedade, além de provocar reflexões sobre empatia, coletividade e cidadania.

Mobilidade urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?

Além disso, a Fundação também publicou o guia “Mobilidade Urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?”. Parceria com o Carona a Pé, o e-book tem o objetivo de incentivar jovens e crianças estudantes a caminharem juntos para escola e, assim, se apropriem das cidades onde vivem.

Caderno Viver de Bike

Outra publicação da Fundação, desta vez uma iniciativa do Instituto Aromeiazero com patrocínio da Fundação e do Itaú Unibanco, é o Caderno Viver de Bike, que traz dicas para quem deseja usar a bicicleta como meio de transporte, geração de renda e novos negócios.

Já para pensar a mobilidade para a infância, a 5ª Jornada do Conhecimento, realizada no ano passado, teve participação do DETRAN-SP e das organizações Carona a Pé e Fundação Bernard Van Leer. O evento teve como pauta discutir como famílias, educadores e o poder público podem contribuir para sensibilizar as crianças a pensar os diferentes papéis que compõem a mobilidade. Assista ao evento na íntegra:

Vida Em Movimento

Confira os episódios do Vida em Movimento, podcast da Fundação Grupo Volkswagen, dedicados a essa pauta tão importante:

Ajude a Fundação a fazer mais ações como essa!

Você sabia que, desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de brasileiros? Isso tudo só é possível graças aos recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Porém, com a sua participação, podemos somar esforços para irmos ainda mais longe! Clique aqui e faça sua doação!

Além disso, visite também nossa loja virtual e acompanhe nossos conteúdos nas redes: