Guia rápido sobre Mobilidade Social

A mobilidade social é como uma enorme escada, com cada degrau representando um nível socioeconômico diferente. Ela representa a capacidade de subir ou descer nessa escada ao longo da vida, permitindo que indivíduos ou grupos mudem sua posição social. Essa mobilidade pode ocorrer de duas maneiras distintas: vertical e horizontal. Uma série de fatores influenciam na mobilidade social, como educação, emprego e renda, condições de moradia e acesso à saúde, por exemplo. Nesse sentido, o acesso a direitos e oportunidades é essencial para que as pessoas se movam positivamente.

Convidamos você a conhecer mais sobre esse tema e as histórias das pessoas impactadas com diversas iniciativas da Fundação Grupo Volkswagen.

O que é Mobilidade Social?

Mobilidade Social é a capacidade de uma pessoa ou grupo de mudar sua posição dentro da estrutura social. Essa mudança pode ser ascendente, quando alguém sobe na hierarquia social, ou descendente, quando alguém desce. Essa mobilidade ascendente é essencial para a igualdade de oportunidades e para a redução da desigualdade social. Um dos indicadores mais usados para medir a mobilidade social é a renda familiar.

Como isso acontece na prática?

Pense em uma pessoa nascida em uma comunidade com poucas oportunidades. Essa pessoa recebe uma bolsa de estudos e consegue entrar em uma faculdade. Ao se formar, encontra um bom emprego e sobe alguns degraus na escada social, melhorando sua renda e de sua família. Esse é um exemplo de mobilidade social ascendente.

Agora imagine um profissional que perde sua licença e precisa trabalhar com outra profissão, reduzindo drasticamente sua renda. Essa é a mobilidade social descendente.

Tipos de Mobilidade Social

Existem dois tipos principais de mobilidade:

Mobilidade Social Vertical: pode ser ascendente, quando alguém de uma classe social de menor renda atinge uma classe social de maior renda. Ou descendente, quando alguém perde sua posição privilegiada. Por exemplo, uma pessoa desempregada que se torna uma empreendedora de sucesso é um exemplo de mobilidade social vertical ascendente.

Mobilidade Social Horizontal: acontece quando alguém muda de posição dentro do mesmo estrato social. Por exemplo, uma pessoa que muda de emprego, mas mantém a mesma faixa salarial, está experimentando a mobilidade social horizontal.

Mobilidade Social no Brasil

O Brasil enfrenta muitos desafios neste quesito. A grande desigualdade social e a concentração de renda dificultam a ascensão social de muitos brasileiros. O acesso desigual à educação de qualidade e as barreiras no mercado de trabalho são obstáculos significativos.

Segundo o IPEA, o 1% mais rico da população concentra quase 1/3 da renda. Outro estudo, publicado pelo Laboratório das Desigualdades Mundiais da Escola de Economia de Paris em 2021, mostra que a metade mais pobre no Brasil possui menos de 1% da riqueza, enquanto os 10% mais ricos concentram quase 80% do patrimônio privado. De acordo com a OCDE, a mobilidade social brasileira está entre as mais restritas do mundo: são necessárias nove gerações para que os mais pobres cheguem à classe média.

É importante que todos se unam nessa luta para que cada brasileira e brasileiro tenha a chance de prosperar com dignidade.

Desafios e possibilidades

Para entender melhor, basta imaginar uma sociedade onde todas as pessoas nascem no mesmo degrau e nunca têm a chance de subir. Essa seria uma sociedade estagnada, sem oportunidades. A mobilidade social, por outro lado, permite que as pessoas melhorem suas vidas e contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Em entrevista ao Jornal da USP, Jorge Machado, professor da EACH-USP, afirma que o Brasil está longe do cenário ideal de mobilidade social. Neste cenário ideal, “todas as pessoas teriam as mesmas condições para desenvolver suas habilidades, aspirações e maior facilidade de enriquecimento.” Infelizmente, esta não é a realidade do nosso país.

Como a Fundação Grupo Volkswagen trabalha pela mobilidade social?

Com objetivo de otimizar seu impacto social, a Fundação prioriza alguns aspectos na mobilidade social. Atuamos para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Nossas linhas de atuação abarcam a inclusão produtiva, o fortalecimento das capacidades locais e a assistência social. Para isso, priorizamos territórios vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no Brasil. Assim, esperamos contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras.

Iniciativas de Mobilidade Social no Brasil

Diversas iniciativas da Fundação estão contribuindo para promover a mobilidade social nos territórios em que estamos presentes. A Fundação Grupo Volkswagen tem se destacado com projetos e programas importantes, como:

• Carretas do Conhecimento: Escolas móveis equipadas com laboratórios e salas de aula que oferecem cursos profissionalizantes gratuitos;
  • Costurando o Futuro: Capacita mulheres e outros grupos minorizados para empreenderem por meio da costura profissional e gera renda para centenas de famílias, com foco no reaproveitamento de resíduos;
  • CO.DE School: Em parceria com o SENAI, forma jovens e adultos, em sua maioria de grupos minorizados, em programação e desenvolvimento, conteúdos voltados ao aquecido mercado de Tecnologia da Informação.

Projeto Favela 3D

O projeto Favela 3D, que teve sua estreia no festival The Town e agora também está presente no Rock in Rio, já apresenta resultados notáveis para a população da Favela do Haiti, em São Paulo/SP:

• Mais de 290 famílias beneficiadas
  • Melhorias urbanas e saneamento básico
  • Reformas de casas e espaços públicos
  • Inclusão de crianças em creches e escolas
  • Formação de jovens em tecnologia da informação
  • Mais oportunidades de emprego para os jovens da Favela do Haiti

Juntos pela mobilidade social

A mobilidade social é fundamental para entender a dinâmica das desigualdades em nossa sociedade. Promovê-la não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma necessidade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo para todas as pessoas. Através de políticas públicas e iniciativas sociais, como as da Fundação Grupo Volkswagen, podemos construir um futuro mais justo e equitativo.

É um processo complexo que exige a união de esforços em diferentes frentes. Ao reconhecer o papel do indivíduo e sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades, podemos impulsionar a mobilidade social e construir uma sociedade mais justa e próspera. Juntos pela mobilidade social: esse é nosso propósito! Venha fazer parte!

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades e iniciativas sociais da Fundação Grupo Volkswagen. Participe da construção de um futuro melhor para o Brasil!

Juntas e juntos, podemos construir um país mais justo, inclusivo e desenvolvido!