Fundação Grupo Volkswagen lança projeto CO.DE School para formação em programação e desenvolvimento

O programa visa atender grupos minorizados; ao todo serão 64 jovens e adultos, em duas turmas

A Fundação Grupo Volkswagen lançou na última segunda-feira, 13 de fevereiro, o projeto CO.DE School: Academia de Programação e Desenvolvimento com o objetivo de formar jovens e adultos, prioritariamente de grupos minorizados, em conteúdo de programação (coding) e desenvolvimento.

Para celebrar o início do novo projeto social, os executivos da Volkswagen do Brasil, da Volkswagen Financial Services, da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da Fundação Grupo Volkswagen estiveram presentes no SENAI São Caetano do Sul – Informática, instituição que será a facilitadora do programa e a responsável pela capacitação técnica dos estudantes.

A iniciativa prioriza pessoas pertencentes a grupos minorizados (mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas da comunidade LGBTQIA+), além daquelas com menor renda familiar per capita. Serão formadas 64 pessoas, em duas turmas. O projeto terá duração aproximada de 13 meses e as formações, realizadas pelo SENAI-SP, serão 100% presenciais, gratuitas, e acontecerão de segunda a sexta-feira, no período noturno (das 19h às 22h), nas instalações da escola SENAI São Caetano do Sul – Informática.

“A Fundação Grupo Volkswagen tem a mobilidade social e inclusão como uma de suas causas prioritárias de atuação. Ao mesmo tempo, a procura por profissionais de TI é uma realidade em todos os setores econômicos, situação que deve se ampliar nos próximos anos. Por isso, idealizamos o projeto CO.DE School, pelo qual vamos incentivar a empregabilidade de jovens e adultos, com um olhar especialmente atento à diversidade e à inclusão”, explica Douglas Pereira, Presidente da Fundação Grupo Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

O conteúdo do curso foi totalmente construído a partir das contribuições de profissionais da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services, empresas do Grupo VW que fazem parte da governança da Fundação. Além disso, dezenas de colaboradoras e colaboradores se voluntariaram para atuar na mentoria durante o projeto. Esse time vai acompanhar as alunas e os alunos e apresentar desafios para serem resolvidos ao longo da jornada formativa.

O Presidente da Fundação Grupo Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Douglas Pereira (8º da esq.), a Gerente Executiva de TI da Volkswagen Financial Services, Ana Claudia Salatini (9º da esq) e a Executiva de Recursos Humanos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Emilene Straioto (12º da esq), prestigiam a aula inaugural do projeto.

Confira algumas fotos da Aula Inaugural do projeto CO.DE School: