Fundação VW disponibiliza publicações e jogos educativos gratuitos

Na nova área de materiais educativos, é possível fazer download dos conteúdos e explorar o potencial dessas ferramentas
Publicado em

A Fundação Volkswagen lançou uma novidade em seu site. Agora, educadores, estudantes, pesquisadores e demais interessados têm acesso gratuito a publicações sobre educação inclusiva e a aplicativos e jogos educacionais. Na nova área de materiais educativos, é possível fazer download dos conteúdos e explorar o potencial dessas ferramentas, desenvolvidas em parceria com instituições de referência no Brasil.

Entre as publicações, está o primeiro volume do Caderno Brincar. Ele foi produzido em conjunto com a Revista Nova Escola, a mais lida por professores no Brasil, segundo pesquisa Ipsos de 2015. O Caderno aborda o tema das brincadeiras na Educação Infantil, sob perspectiva inclusiva e com a contribuição de renomados especialistas da área.

Outro material é o Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva, elaborado em parceria com a OSCIP Mais Diferenças e o CENPEC. A publicação trata a mediação de leitura como oportunidade de reunir pessoas com e sem deficiência, valorizando a diversidade. Além da versão digital, há uma opção acessível com audiodescrição, narração, legenda e LIBRAS, disponível na Plataforma do Letramento.

Já os jogos e aplicativos possuem versões para computador, celular e tablet, de acordo com a ferramenta. Os temas incluem mobilidade e segurança no trânsito e patrimônio artístico-cultural brasileiro. Os distintos conteúdos foram desenvolvidos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Arte na Escola. A produção ficou a cargo da Virgo Game Studios, referência em gameficação no País.

Acesse a nova seção de materiais educativos e deixe-se mover pelo conhecimento!