Fundação Volkswagen e DETRAN-SP iniciam workshops sobre segurança viária

Entre as questões trabalhadas, estão violência no trânsito, dinâmica dos acidentes, neurotraumas e a importância de se repensar a mobilidade urbana

Foto de um homem em pé em um palco.

No dia 13 de agosto, teve início, em São Caetano do Sul (SP), um ciclo de workshops para educadores do Ensino Médio da rede pública municipal. As formações fazem parte do projeto “Cidadania em Movimento” e acontecem em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP), que escolheu a cidade para receber a iniciativa no segundo semestre.

Entre agosto e novembro de 2019, serão realizados quatro encontros presenciais. O objetivo é promover reflexões sobre segurança viária e prevenção a acidentes e sua relação com as áreas de conhecimento do Ensino Médio, contribuindo para aproximar a temática das salas de aula. Entre as questões trabalhadas nos workshops, estão violência no trânsito, dinâmica dos acidentes, neurotraumas e a importância de se repensar a mobilidade urbana.

“Os adolescentes, principalmente aqui na região do ABC, têm o sonho da carteira de habilitação. Para isso, é importantíssimo levarmos o assunto do trânsito aos alunos do Ensino Médio, incluindo as consequências dos acidentes. Eles são os próximos condutores”, afirmou Flavio Alves de Sousa, professor de Geografia. Ao todo, foram disponibilizadas 40 vagas para o município.

Os workshops estão sendo ministrados por Eduardo Biavati, Mestre em Sociologia, escritor e consultor internacional em educação e segurança no trânsito. Além dos educadores participantes, estiveram presentes no primeiro encontro o Secretário de Educação de São Caetano do Sul (SP), Fabrício Coutinho, e a Diretora do Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação (CECAPE), Denise Pattini.

Cidadania em Movimento

O projeto Cidadania em Movimento é voltado à mobilidade urbana, uma das causas abraçadas pela Fundação. Ele acontece em escolas públicas, centros de formação de professores, órgãos governamentais e instituições parceiras. As formações incluem oficinas, palestras e workshops para educadores, gestores públicos e estudantes.

Entre os temas trabalhados nesses encontros, estão segurança viária, prevenção a acidentes, protagonismo cidadão, planejamento urbano, cidades inteligentes e sustentabilidade nos meios de transporte, entre outros. O objetivo é incentivar a aplicação da teoria na prática, por meio de ações que contribuam para solucionar desafios reais da mobilidade.

Além do DETRAN-SP, o Cidadania em Movimento também acontece em parceria com o Centro Paula Souza e com o Programa Respeito à Vida do Governo do Estado de São Paulo. Acesse a página do projeto para saber mais.