Fundação Grupo Volkswagen vence Programa de Reconhecimento 2023 da Volkswagen do Brasil

O projeto vencedor foi CO.DE School: Academia de Programação e Desenvolvimento, iniciativa que tem o objetivo de formar jovens e adultos, prioritariamente de grupos minorizados, em conteúdo de programação e desenvolvimento.

A Fundação Grupo Volkswagen foi premiada na 20º edição do Programa de Reconhecimento da Volkswagen do Brasil, na categoria “Sustentabilidade ESG” pelo projeto CO.DE School: Academia de Programação e Desenvolvimento. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo na sexta-feira, 24 de novembro, e contou com times de todas as unidades da Volkswagen do Brasil. Na edição deste ano, 18 prêmios foram entregues e 740 projetos inscritos.

O CO.DE School tem o objetivo de formar 80 jovens e adultos ao longo de 18 meses em conteúdo de programação (coding) e desenvolvimento, com um olhar especialmente atento à diversidade e à inclusão de grupos minorizados no mercado de trabalho. Por isso, a seleção priorizou pessoas pretas e pardas, mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, além daquelas com menor renda familiar per capita.

O conteúdo do curso foi totalmente construído a partir das contribuições de profissionais da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services, empresas do Grupo VW que fazem parte da governança da Fundação em parceria com o SENAI São Caetano do Sul – Informática, instituição que é a facilitadora do programa e a responsável pela capacitação técnica dos estudantes.

“Na Volkswagen, as nossas pessoas são mais do que recursos, são os pilares que sustentam nossos sucessos e desafios. Por isso, colocamos as pessoas no centro de tudo que fazemos. Nós reconhecemos que, por trás de cada transação, projeto ou inovação, estão as nossas pessoas. Cada prêmio apresentado no PR é uma narrativa de conquistas, de histórias que merecem ser contadas e compartilhadas, mostram que os colaboradores da Volkswagen não poupam esforços e privilegiam a excelência, a criatividade e a visão que moldam nosso caminho em direção ao futuro”, diz Douglas Pereira, Presidente da Fundação Grupo Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

“O Programa de Reconhecimento da Nossa Volkswagen 2023 mostrou que caminhamos juntos para nos superar sempre! Mais que isso, se mostrou um testemunho da sinergia e colaboração que permeia a nossa Volkswagen, criando um ambiente onde grandes realizações se tornam possíveis. Parabéns a todos que se inscreveram, a todos os finalistas e aos campeões e campeãs. São vocês que fazem a Nossa Volkswagen cada vez mais forte! E a hora é de continuar juntos nesse esforço. Somos um time que todos remam juntos. Bora fazer!”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Confira mais fotos da premiação: