Fundação Grupo Volkswagen celebra 45 anos no Museu da Imagem e do Som

Evento reúne cerca de 200 pessoas para discutir mobilidade social, inclusão produtiva e diversidade

A semana começou em grande estilo com as comemorações dos 45 anos da Fundação Grupo Volkswagen. Na última segunda-feira (1 de julho), cerca de 200 pessoas se reuniram no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo (SP), para celebrar esse marco histórico. A programação especial trouxe temas cruciais para a mobilidade social, que é a nova causa de atuação da Fundação, como a importância do investimento social privado, da inclusão produtiva e da diversidade, proporcionando uma tarde enriquecedora de palestras, mesas redondas e debates.

A mestra de cerimônia, Niodara, fundadora da Consultoria de Sensibilização Novas Narrativas e Head de Comunicação na DiverCidade Business Hub, deu início ao evento destacando a importância das discussões que se seguiriam.

Douglas Pereira, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Grupo Volkswagen, conduziu a abertura oficial, enfatizando a trajetória da Fundação e a importância da mobilidade social. Ele também apresentou o novo vídeo manifesto “Juntos Pela Mobilidade Social”, propósito que norteia as ações da entidade.

Discussões, Mesas Redondas e Palestras

Marcelo Neri, Diretor do FGV Social e ex-ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, realizou uma profunda análise sobre as desigualdades sociais e as estratégias para superá-las em sua Aula Magna intitulada “Desigualdade e mobilidade social no Brasil: onde estamos e estratégias de superação”.

Na sequência, uma mesa redonda mediada por Vitor Hugo Neia, Diretor-Superintendente e de Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen, debateu sobre “Como o investimento social privado pode impulsionar a mobilidade social no Brasil e no mundo”. Participaram da discussão Paula Fabiani, CEO do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Raphael Mayer, Fundador da Simbi, e Paulina Christov, Gerente da organização social Vocação, que compartilharam valiosas experiências e responderam perguntas da plateia.

Após um breve intervalo para o café, os participantes foram agraciados com uma apresentação emocionante dos jovens da Orquestra Locomotiva. Esse projeto social nasceu em 2008, no ABC Paulista, região que também é berço da nossa Fundação, e atende crianças e adolescentes de Santo André, Mauá e São Paulo em situação de vulnerabilidade social.

Inclusão Produtiva e Diversidade

Seguindo a programação, Vivianne Naigeborin, Superintendente da Fundação Arymax, falou sobre a “Inclusão produtiva: conceitos e caminhos para o enfrentamento à pobreza” em um bate-papo conduzido por Renata Pifer, Diretora de Finanças da Fundação Grupo Volkswagen.

Na sequência, outra mesa redonda abordou “Diversidade e inclusão produtiva como aliadas no combate às desigualdades sociais brasileiras”. Este painel contou com as contribuições de Maitê Schneider, Fundadora da TransEmpregos, mãe Adriana de Nanã, Diretora do Instituto Social Cultural Brasil, e Jonathan Berezovsky, Fundador da Migraflix, com mediação de Maria Ruanes Coelho, analista de responsabilidade social da Fundação Grupo Volkswagen.

Encerramento e Celebração

Para encerrar o evento em grande estilo, houve um happy hour comemorativo aos 45 anos da Fundação, seguido por uma visita guiada exclusiva pelo MIS. Os participantes tiveram a oportunidade de confraternizar e celebrar o legado desses 45 anos.

O novo propósito “Juntos Pela Mobilidade Social” é o marco dessa nova fase, comprometida em continuar promovendo a prosperidade socioeconômica e a igualdade de direitos e oportunidades. Acompanhe essa nova trajetória, repleta de projetos inovadores e ações transformadoras.

Junte-se a nós nesse propósito pela mobilidade social! Para saber mais sobre o tema, convidamos você a:

– Seguir nossas páginas no Instagram (@fundacaogrupovw) e LinkedIn
– Assistir e divulgar nosso novo vídeo manifesto “Juntos pela mobilidade social”
– Acessar e compartilhar nosso Guia Rápido sobre Mobilidade Social

Confira as fotos do evento abaixo: