Fundação Grupo Volkswagen apoia lançamento do documentário “Um Lugar Para Todo Mundo”

Documentário revela uma realidade de discriminação das crianças com deficiência e discute barreiras no acesso à educação inclusiva

Às vésperas do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o documentário Um Lugar Para Todo Mundo terá sua estreia nesta segunda-feira (20) às 23h59, no canal a cabo GNT. O filme é uma coprodução entre a produtora estadunidense Rota6 e a produtora brasileira Maria Farinha Filmes, com distribuição da Flow e patrocínio do Instituto Alana. A partir do dia 21/09, a obra ficará disponível na Globoplay e Videocamp.

Ao tratar do direito de todas as crianças de estarem na escola, o documentário serve como um convite para que todos e todas, pessoas com e sem deficiência, se juntem na busca por um mundo onde ninguém, nem criança nem adulto, fique para trás. O filme revela uma realidade de discriminação, desinformação e violação dos direitos das crianças com deficiência.

Com première no Human Rights Film Festival de Nova York (HRWFF) em maio deste ano, o longa, que foi premiado com o Hernandez/Bayliss Prize for Triumph of the Human Spirit no Middlebury Film Festival e selecionado pelo New Orleans Film Festival e pelo ACT Human Rights Festival, na Colorado State University, tem o apoio institucional global da Human Rights Watch.

“Nosso sonho é que a história de Emilio não seja mais comum aqui ou em qualquer outro lugar do mundo. Nosso sonho é reunir nossos jovens, nas escolas, na comunidade e nos nossos locais de trabalho, não os mantendo segregados”, comenta Carlos Ríos-Espinosa, pesquisador sênior e defensor dos direitos das pessoas com deficiência na Human Rights Watch.

Sobre o filme

Quando Emílio, uma criança de 3 anos, está prestes a ingressar na escola, sua família se depara com as barreiras do sistema educacional que mais discrimina nos Estados Unidos: as escolas públicas da cidade de Nova York. Na luta para garantir o direito de Emílio à uma educação inclusiva, ela investiga histórias pessoais e inspiradoras que denunciam muitas injustiças. A história de Emílio representa uma realidade que atinge milhões de crianças em todo o mundo. Dados do Unicef revelam que existem mais de 93 milhões de crianças com deficiência em todo o mundo – quase metade delas está fora da escola. A outra metade está na luta pelo direito de frequentar uma educação que não as discrimina e as separa das demais crianças.

A jornada de Emílio em busca de um lugar na escola conta uma história para além de uma trajetória pessoal. É uma jornada que ilustra o quanto precisamos avançar quando falamos sobre as pessoas com deficiência, sobre capacitismo e sobre o direito à educação inclusiva.

A Fundação Grupo Volkswagen juntamente a Mais Diferenças, fazem parte da rede de apoio do documentário ao lado de importantes organizações como Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Ministério Público de SP, FBASD (Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down), Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco, Escola de Gente, Instituto Rodrigo Mendes, ANEC (Associação das Escolas Católicas), LEPED Unicamp, Talento Incluir, Instituto de Pesquisa Amankay, Instituto Avisa Lá Formação Continuada de Educadores, Comunidade Educativa CEDAC.

Assista ao trailer:

Onde Assistir

Um Lugar Para Todo Mundo também será exibido na TV Cultura e ficará disponível nas plataformas Globoplay, iTunes, Google Play, YouTube Filmes, Net Now, Vivo Play, Videocamp e Ping Play. No Videocamp e Ping Play é possível assistir ao filme com acessibilidade completa.