No dia 10 de novembro, aconteceu o último encontro do Diversa Presencial 2020. O evento, promovido pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, teve a participação de cursistas do Diversa Presencial e do Diversa Presencial Monitoramento.
Devido à pandemia da COVID-19, o projeto Diversa Presencial teve que ser repensado e restruturado, fazendo com que os encontros fossem realizados online. Apesar dos desafios encontrados durante o ano de 2020, todo o cronograma do projeto foi seguido. Entre os meses de maio e novembro, o Diversa formou profissionais das redes de ensino público envolvidos no processo de escolarização dos estudantes, tendo como foco a educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
O último encontro reuniu cerca de 60 pessoas, incluindo educadoras e educadores, gestoras e gestores escolares, técnicos das secretarias, formadores do IRM, além da participação do Superintendente do IRM, Rodrigo Hübner Mendes, e da Analista de Responsabilidade Social da Fundação, Sandra Viviani. Os cursistas dialogaram sobre suas impressões e práticas desenvolvidas através das situações desafiadoras escolhidas por eles. Já os integrantes do Diversa Presencial Monitoramento apresentaram seus projetos de reformulação da metodologia vivenciada no ano anterior para a formação de outros educadores e gestores das redes.
Ao final, o cantor Luiz Aranha e o tecladista Lisandro Massa se apresentaram, remotamente, encantando a todas e todos, a partir de um repertório construído colaborativamente com o grupo de mediadores do projeto. O evento se encerrou de forma descontraída e com gosto de dever cumprindo. Os municípios paulistas participantes do Diversa Presencial 2020 foram Americana, Barueri, Francisco Morato, Porto Feliz e Santa Cruz do Rio Pardo; já os do Diversa Presencial Monitoramento foram Guarujá, Santa Branca e São Roque. Vale lembrar que essas últimas três cidades participaram do Diversa Presencial de 2019.
*Nota produzida a partir de conteúdo original no portal do Instituto Rodrigo Mendes.