Costurando o Futuro inova e conclui formações por WhatsApp

Os temas focaram nas principais necessidades dos empreendedores em tempos de coronavírus

Foto de uma mulher negra com um celular nas mãos. Ela olha para ele e sorri.

Mesmo no contexto da pandemia da COVID-19, as formações técnicas do projeto Costurando o Futuro continuaram. Em parceria com a Associação Aliança Empreendedora, a Fundação Grupo Volkswagen inovou e realizou as aulas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Para isso, foram abertas duas turmas, que beneficiaram 114 pessoas (99% mulheres) no primeiro semestre de 2020.

Durante uma semana de capacitação, os temas focaram nas principais necessidades dos empreendedores de costura e artesanato em tempos de coronavírus: inovação (vendas na crise), finanças na crise, relação com fornecedores e negócio on-line. Os assuntos foram definidos após uma pesquisa que mapeou os interesses do público-alvo.

Nos grupos de WhatsApp, além de tutoria e da possibilidade de esclarecem suas dúvidas, os alunos receberam conteúdos por mensagens de texto, vídeos, áudios, imagens e ferramentas interativas. Entre os formandos, 54 responderam aos desafios lançados nos grupos e receberam certificação.

“A experiência de fazer um curso por WhatsApp foi bem diferente! Tive novas ideias para meu negócio e até comprei a máquina dos meus sonhos, coisa que jamais imaginei que iria conseguir. Também estou pensando em contratar uma pessoa para trabalhar comigo e em dar aula de corte e costura!“, revelou Karina Silva, escolhida como destaque de uma das turmas e que recebeu assessoria extra para seu empreendimento.

No mês de setembro, está programada uma série de lives do projeto Costurando o Futuro, voltadas ao empreendedorismo. Acompanhe o site da Fundação para saber mais!