Conhecimento que salva pessoas

CONHECIMENTO
QUE SALVA PESSOAS

A Fundação Grupo Volkswagen tem o propósito de mover pessoas pelo conhecimento. Por isso, em virtude do novo coronavírus (COVID-19), lançou a campanha e plataforma #ConhecimentoQueSalvaPessoas.

O objetivo é mapear e divulgar iniciativas inovadoras e solidárias que proponham caminhos para superarmos a pandemia e seus desafios socioeconômicos, somando essas boas práticas àquelas que já estão sendo feitas pela Fundação.

Conhece alguma boa iniciativa que merece ser divulgada? Compartilhe pelo e-mail fundacaogrupovw@volkswagen.com.br ou em nossas redes sociais!

*Atualizado por último em 31 de agosto de 2020, às 17 horas.

 

Portal da Fundação Grupo Volkswagen

A Fundação Grupo Volkswagen está ampliando a oferta de conteúdos educativos digitais e gratuitos, disponíveis para acesso e download em seu site. São guias, cadernos e apostilas para educadores e famílias; materiais e vídeos acessíveis com atividades que podem ser feitas com crianças, com e sem deficiência, durante o isolamento social; aplicativos e jogos virtuais ou para impressão física, entre outros.

Acesse a área de materiais educativos.

 

Plataforma Nova Escola

A Fundação Grupo Volkswagen disponibiliza, em parceria com a Associação Nova Escola, cursos on-line e gratuitos para educadores, com foco na aprendizagem baseada em projetos voltados à mobilidade urbana. Além disso, a Nova Escola disponibiliza dezenas de outras opções de formações a distância, planos de aulas e conteúdos de qualidade.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pela Fundação com a Nova Escola.

 

Voluntariado: ações contra o coronavírus

A plataforma Atados reuniu uma série de iniciativas de voluntariado a distância, apoio a escolas, campanhas de doação e diversas outras ações voluntárias voltadas a combater o novo coronavírus e seus impactos sobre os grupos mais vulneráveis.

Saiba mais e participe na plataforma Atados.

 

Plataforma Tamo Junto

Iniciativa da ONG Aliança Empreendedora apoiada pela Fundação Grupo Volkswagen, oferece ao microempreendedor cursos on-line, conteúdos digitais, ferramentas de desenvolvimento etc. Uma série de materiais e dicas com foco nos desafios trazidos pelo novo coronavírus estão sendo disponibilizados semanalmente. 

Acesse a plataforma Tamo Junto.

 

UniãoSP: doação de cestas básicas

UniãoSP é uma iniciativa para impedir uma crise humanitária em consequência do coronavírus no Estado de São Paulo. Em sua primeira fase, os recursos captados serão usados para comprar alimentos e produtos de higiene e limpeza para comunidades vulneráveis em São Paulo, em coordenação com o Governo do Estado, prefeituras e entidades do terceiro setor.

Conheça o portal da UniãoSP e veja como ajudar.

 

Batalha pela Vida: campanha da Santa Casa de SP

A Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SP), que administra um dos hospitais de referência no combate ao COVID-19, está arrecadando doações para a compra de equipamentos médico-hospitalares e equipamentos de proteção individual.

Acesse o site da Santa Casa de SP e saiba como ajudar.

 

Cursos on-line do SENAI-SP

O SENAI-SP, parceiro da Fundação Grupo Volkswagen no projeto Carretas do Conhecimento, oferece gratuitamente 15 cursos totalmente on-line, que podem ser acessados por computador ou celular, com certificado. Os cursos contemplam temas como finanças pessoais, educação ambiental, economia circular, empreendedorismo, blockchain, indústria 4.0 e muito mais. 

Saiba mais e inscreva-se no portal do SENAI-SP.

 

Plataforma DIVERSA

Iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, parceiro da Fundação Grupo Volkswagen no projeto DIVERSA Presencial, a plataforma DIVERSA reúne práticas e referenciais teóricos sobre educação inclusiva, incluindo jogos, atividades e outros conteúdos on-line gratuitos.

Acesse a plataforma DIVERSA.

 

Cursos on-line do Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza, parceiro da Fundação Grupo Volkswagen no projeto Cidadania em Movimento, oferece 12 opções de cursos a distância. As formações são em Autocad, Arduíno, Canvas, Design e Photoshop, Design Thinking, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mediação em EaD, Mercado de Trabalho e Vendas.

Saiba mais e inscreva-se no portal do Centro Paula Souza.

 

Biblioteca de livros infantis acessíveis

A ONG Mais Diferenças, parceira da Fundação Grupo Volkswagen no projeto Brincar, disponibiliza títulos infantis gratuitos acessíveis, para crianças com e sem deficiência. São opções lúdicas para famílias utilizarem durante o período de isolamento social, de autores como Julio Verne, Cecília Meireles, Júlio Cortázar, Machado de Assis e Antoine de Saint-Exupéry, entre muitos outros.

Acesse a Biblioteca Virtual da Mais Diferenças e faça seu download.

 

Super desafio COVID-19

A plataforma 100 Open Startups convida empresas, órgãos governamentais e sociedade civil a encaminharem suas demandas para que startups e comunidade científica possam apresentar e oferecer soluções para o enfrentamento do coronavírus de forma rápida e eficaz. Os desafios lançados até o momento incluem mobilidade, educação, saúde, logística, home-office, entre outros temas de interesse público.

Conheça e participe na plataforma 100 Open Startups.

 

Cursos on-line da Faber-Castell

A empresa alemã Faber-Castell liberou temporariamente o acesso a todos os cursos de sua plataforma on-line. São diversas opções para estimular a criatividade, para adultos e crianças, como desenho, lettering, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens e muito mais.

Saiba mais sobre os cursos no portal da Faber-Castell.

 

Portal do Impacto

Plataforma gratuita de compartilhamento de informação sobre os impactos do coronavírus nas ONGs do Brasil, com dicas, compartilhamento de boas práticas e bate-papo com especialistas. Iniciativa apoiada pelo Instituto Sabin e parceiros.

Para saber mais, acesse o Portal do Impacto.

 

Razões para Acreditar: curadoria de serviços

O portal Razões para Acreditar criou um espaço para agregar serviços que estão sendo disponibilizados de forma gratuita por conta do coronavírus. Inclui filmes, séries, jogos, museus virtuais, esportes, serviços de consultoria e muitas outras opções para o período de isolamento social.

Acesse o site Razões para Acreditar e conheça.

 

Mais Vívida: apoio para idosos em isolamento

Disponibiliza atendimento voluntário para idosos, incluindo serviços como conversa por mensagem e videochamada e entrega de suprimentos. Além disso, no site, é possível baixar materiais, como sugestões de cartazes para fixação em condomínios, voltados àqueles que querem oferecer ajuda.

Conheça a campanha #ContágioMaisVívida.

 

FAPESP: recursos para pesquisas

A Federação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Governo do Estado de São Paulo, irá destinar R$ 30 milhões a startups, micro e pequenas empresas e pesquisadores que estejam desenvolvendo produtos e serviços voltados ao combate do novo coronavírus.

Acesse o Portal da FAPESP para saber sobre prazos e condições.

 

Livros gratuitos para educadores

A Editora do Brasil lançou a campanha #LeiaemCasa, oferecendo gratuitamente livros on-line de formação para professores, gestores e outros profissionais da educação. Os assuntos incluem competências socioemocionais, currículo, gestão escolar, metodologias ativas etc.

Faça seu download no portal da Editora do Brasil.

 

Cursos on-line do SEBRAE para empreendedores

O SEBRAE está disponibilizando uma série de cursos on-line gratuitos em seu portal, voltados a empreendedorismo e gestão. Além disso, o portal publica artigos e conteúdos voltados ao coronavírus, incluindo dicas para os pequenos empreendedores enfrentarem os impactos da pandemia.

Acesse a plataforma do SEBRAE e inscreva-se.

 

Campanha: Cruz Vermelha e Mercado Livre

Junto à Cruz Vermelha Brasileira, o Mercado Livre está mobilizando recursos para prevenir e conter a propagação do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. As doações arrecadadas serão destinadas para a compra e distribuição de kits de higiene e material informativo em estações de trem/metrô e áreas de maior vulnerabilidade social.

Saiba mais sobre a campanha do Mercado Livre e veja como doar.

 

Cobertura especial do Portal Porvir

O Porvir, portal voltado a conteúdo sobre educação, lançou uma cobertura especial para apoiar o aprendizado de estudantes durante a pandemia do coronavírus. Com o auxílio de parceiros, serão produzidos conteúdos com orientações, ferramentas e casos práticos para ajudar gestores educacionais, professores e famílias.

Acompanhe a cobertura especial no Portal Porvir.

 

Orientações sobre saúde mental

O portal e as redes sociais da Sociedade Brasileira de Psicologia têm publicado uma série de conteúdos voltados a especialistas e sociedade envolvendo saúde mental e orientações para enfrentar o surto do COVID-19.

Saiba mais no site da SBP e fique por dentro.

 

Conteúdo jornalístico gratuito

Diversos jornais brasileiros liberaram gratuitamente o acesso a matérias relacionadas ao coronavírus. Além da Folha de São Paulo, jornal de maior circulação do Brasil, outros veículos paulistas e de Estados como Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Goiás, entre outros, também adotaram a medida, a fim de possibilitar à população acesso a fontes confiáveis sobre a pandemia.

Acesse o site da Folha de S. Paulo e saiba mais.

 

Chamada emergencial da União Europeia

Aberta à participação internacional, a União Europeia lançou uma chamada emergencial para identificar novos agentes terapêuticos e sistemas de diagnóstico precoces, eficazes e confiáveis relacionados ao novo coronavírus. A entidade está disponibilizando 45 milhões de euros em recursos, além daqueles a serem investidos pelos cofinanciadores.

Acesse o Portal do Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo para saber sobre prazos e condições.

 

Soluções inovadoras de startups

A Quintessa e a Artemísia estão mapeando startups vinculadas às suas redes que estão propondo soluções a problemas relacionados ao novo coronavírus, nos campos da saúde, educação, empregabilidade, bem-estar, entre outros.

Saiba mais no site da Quintessa e no portal da Artemísia.

 

Conviva Educação cria página para o combate ao coronavírus

O Conviva Educação, portal ligado à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, lançou uma página voltada a apoiar os gestores públicos no combate ao COVID-19. O site reúne orientações relacionadas à prevenção de doenças, materiais de apoio a escolas e secretarias de educação, dados sobre o orçamento público, entre outras.

Acessa a nova página do Conviva Educação para saber mais.

 

Microsoft: ferramenta para aprendizagem remota e cursos on-line

A Microsoft está disponibilizando a todas as escolas de educação básica e superior a possibilidade de adoção gratuita da ferramenta Microsoft Teams. A solução permite aos professores trabalharem com suas turmas de forma remota, utilizando recursos como chamadas de vídeo, chat, compartilhamento de arquivos etc. A Microsoft também possui uma plataforma com aulas virtuais sobre programação e informática.

Saiba mais sobre a ferramenta para aprendizagem no site da Microsoft.

Acesse o portal Microsoft Learning para conferir os cursos on-line.

 

Jornal da USP 

Com o objetivo de combater as notícias falsas que têm se disseminado pela Internet sobre o novo coronavírus, o Jornal da USP (mantido pela Universidade de São Paulo) criou um espaço dedicado a informações qualificadas.

Acesse a página do Jornal da USP e mantenha-se informado.

 

Entretenimento: catálogo de filmes gratuitos

A SPCine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, liberou o acesso a todo o conteúdo da plataforma de streaming SPCine Play gratuitamente por 30 dias. O catálogo inclui obras exibidas em festivais, produções contemporâneas do cinema brasileiro e raridades e clássicos nacionais, sem necessidade de assinatura.

Navegue pela plataforma de streaming SPCine Play e conheça.

 

Cursos on-line da Fundação Getulio Vargas

A Fundação Getulio Vargas (FGV) disponibiliza gratuitamente dezenas de opções de cursos on-line em seu portal. As formações incluem áreas como educação, gestão de pessoas, finanças, negócios, Direito, marketing e tecnologia, entre outras, com emissão de certificado.

Acesse o portal da FGV e inscreva-se.

 

Brazil Foundation: campanha “Juntos contra o COVID-19”

A Brazil Foundation lançou uma campanha de doação internacional para ajudar a combater os efeitos do COVID-19 no Brasil. O objetivo é arrecadar fundos para apoiar organizações filantrópicas a expandir seu trabalho na linha de frente e investir em soluções de longo prazo que previnam pandemias futuras no País.

Saiba mais sobre a campanha na plataforma da Brazil Foundation.

 

Fundo Emergencial para a Saúde “Coronavírus Brasil”

IDIS, Movimento Bem Maior e Bsocial, com o apoio de outras lideranças da Cultura de Doação no Brasil, se uniram para criar o Fundo Emergencial para a Saúde “Coronavírus Brasil” para receber doações de qualquer quantia, que serão encaminhadas para instituições em posição estratégica no sistema de saúde do País.

Saiba mais sobre a campanha na plataforma da BSocial.

 

Brincadeiras infantis em casa

A Tempojunto preparou uma coletânea de brincadeiras e atividades para fazer com as crianças em casa. O objetivo desse guia é apoiar famílias durante o período de isolamento social (e certamente para além dele).

Acesse o portal da Tempojunto e conheça o guia.

 

Canal Futura: conteúdos digitais e audiovisuais

O Canal Futura tem disponibilizado diversos conteúdos gratuitos em seu portal para apoiar educadores, alunos e famílias durante a pandemia do coronavírus. Entre os materiais estão tutoriais para a produção de videoaulas, conteúdos para o estudo em casa e dicas de especialistas para pais e responsáveis. Além disso, a programação audiovisual foi adaptada e está disponível na televisão e no Futura Play.

Acesse o site do Futura e aproveite!

 

Curso on-line sobre o coronavírus

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) disponibilizou em seu portal de ensino a distância o curso aberto e gratuito “Vírus respiratórios emergentes, incluindo COVID-19: métodos para detecção, prevenção, resposta e controle”. O conteúdo foi elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem o objetivo de difundir conhecimentos fundamentados sobre o tema para qualquer interessado.

Saiba mais na escola virtual da ENAP e inscreva-se.

 

Fundação Bradesco: Escola Virtual

A Fundação Bradesco disponibiliza uma plataforma de cursos on-line totalmente gratuitos, que incluem mais de 80 opções com certificação. Há formações em educação, informática, administração, contabilidade, entre outras.

Acesse a Escola Virtual da Fundação Bradesco para saber mais.

 

Rota de aprendizagem do LinkedIn: trabalho remoto

O LinkedIn, maior rede social para contatos profissionais do mundo, disponibiliza gratuitamente a rota de aprendizagem “Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade”, que traz mais de 10 horas de conteúdos importantes para aqueles que estão em home-office durante o isolamento social.

Confira mais informações na página do LinkedIn Learning.

 

Universidade Aberta do SUS

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), coordenado pelo Ministério da Saúde, foi criado para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A plataforma disponibiliza diversas opções on-line e gratuitas, para além do tema do coronavírus.

Saiba mais na plataforma da UNA-SUS.

 

Formações a distância em universidades públicas

Diversas universidades públicas do Estado de São Paulo disponibilizam cursos livres e de extensão on-line e gratuitos, alguns deles especificamente voltados ao tema do coronavírus. As opções também incluem idiomas, educação, gestão, tecnologia, entre muitas outras.

Saiba mais nos portais da USP, UNESP e UFSCAR.

 

Fundo emergencial para microempreendedores

A ONG Aventura de Construir lançou um fundo emergencial destinado a auxiliar diretamente microempreendedores atendidos pela organização, priorizando os casos mais vulneráveis, de forma a minimizar os impactos socioeconômicos causados pelo COVID-19.

Conheça a iniciativa no site da ONG Aventura de Construir e saiba como ajudar.

 

Dicas da VW para ergonomia e alongamentos no home office

Para apoiar aqueles que estão trabalhando remotamente durante o isolamento social, o time de ergonomistas da Volkswagen do Brasil preparou um breve guia com dicas básicas sobre ergonomia e alongamento no home office. Em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, o material está sendo disponibilizado a todos os interessados para download.

Clique aqui para baixar o conteúdo e aproveite.

 

Cursos on-line do Itaú Social

O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, oferece cursos certificados e gratuitos para profissionais da rede pública, organizações sociais e todos aqueles que atuam pela melhoria da educação. As formações incluem, por exemplo, gestão pedagógica, monitoramento e avaliação e dicas e atividades para educação em tempos de crise.

Conheça os cursos no Polo do Itaú Social.

 

Doações para famílias de pessoas com deficiência

A ONG ASID Brasil mapeou na última semana 326 famílias de pessoas com deficiência em situação de extrema vulnerabilidade que precisam de auxílio durante a crise gerada pelo COVID-19. As principais necessidades apontadas são de alimentos, produtos de higiene e remédios.

Acesse o portal da ASID e saiba como ajudar.

 

Vizinho do Bem

Plataforma criada emergencialmente por uma startup para conectar pessoas que estejam dispostas a ajudar outras pessoas em situação de maior risco de exposição ao COVID-19, por meio da compra de produtos em mercados e farmácias, auxílio com animais de estimação, entre outras ações. O uso é gratuito.

Conheça a plataforma Vizinho do Bem.

 

Saber Museu

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a plataforma disponibiliza gratuitamente cursos de educação a distância relacionados à área, bem como acesso aos demais produtos de difusão elaborados pelo Instituto e parceiros: videoaulas, animações, podcasts, tutoriais, publicações, apresentações, entre outros.

Visite a plataforma Saber Museu e conheça.

 

Movimento Família apoia Família

O Movimento #FamíliaApoiaFamília, iniciativa de um grupo de organizações da sociedade civil, é uma plataforma aberta que convida as famílias brasileiras a doarem e se cuidarem nesse momento. Conecta diretamente as ONGs que precisam de apoio para viabilizar cestas básicas com doadores que possam ajudar.

Acesse a plataforma do Movimento #FamíliaApoiaFamília para contribuir.

 

Portal Emergência Covid-19

Iniciativa do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), do qual a Fundação Grupo Volkswagen faz parte, o portal Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise foi criado para contribuir com a articulação e colaboração entre as organizações de filantropia, para que possam responder ao momento atual da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível.

Saiba mais no Portal Emergência Covid-19.

 

Instituto MeViro: produção de equipamentos de proteção individual

O Instituto MeViro, de Brasília (DF), está produzindo equipamentos de proteção individual para ajudar no atendimento hospitalar. Com máquinas próprias (de corte a laser e impressão 3D, por exemplo), o MeViro está fabricando máscaras tipo face-shield e outros recursos para doação a hospitais. A organização foi uma das vencedoras do 1º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen, em 2019.

Para saber mais e contribuir com a iniciativa, acesse o site do MeViro.

 

Microsoft Teams e Instituto Crescer

A Microsoft está oferecendo acesso gratuito ao Microsoft Teams. Nesse ambiente, é possível conversar, fazer reuniões, ligações e dar aulas. No Brasil, o Instituto Crescer criou capacitações on-line gratuitas para formar os educadores que queiram trabalhar com essas ferramentas.

Acesse o Microsoft Teams e conheça.

 

COVID Solutions Community

Idealizada por uma trainee da Volkswagen do Brasil, a COVID Solutions é uma comunidade de voluntários que fornece suporte e conecta inovadores com executores, mentores e corpo técnico para fazer com que projetos de alto impacto saiam do papel.

Visite a COVID Solutions Community para saber mais.

 

Guia PraTodosVerem sobre coronavírus

Essa plataforma gratuita com informações sobre o novo coronavírus foi criada com um diferencial importante: possui recursos completos de acessibilidade para que pessoas com deficiência visual possam navegar da forma adequada.

Acesse o GuiaPraTodosVerem e conheça.

 

Campanha de arrecadação da Fundação Gol de Letra

A Fundação Gol de Letra está arrecadando recursos para a doação de cestas básicas a famílias das comunidades atendidas pela instituição: Vila Albertina, em São Paulo (SP), e Caju, no Rio de Janeiro (RJ).

Entre no site da Fundação Gol de Letra e colabore! 

 

Instituto Alfa e Beto: cursos on-line

O Instituto Alfa e Beto, de Brasília (DF), está disponibilizando cursos on-line e outros conteúdos gratuitos para educadores, incluindo temas como desenvolvimento infantil, leitura, matemática e redação.

Acesse o site do Instituto Alfa e Beto para saber mais.

 

Campanha de doações para a Santa Casa de Curitiba

A instituição paranaense está arrecadando recursos para apoiar a manutenção e ampliação dos atendimentos, bem como novos equipamentos, insumos e materiais hospitalares indispensáveis para a população: ventiladores pulmonares, EPIs e demais insumos hospitalares.

Confira a campanha da Santa Casa e saiba como ajudar.

 

Mapeamento de Impacto: projetos incentivados

A Simbiose Social, consultoria parceira da Fundação Grupo Volkswagen, mapeou projetos que buscam sobreviver em meio à pandemia e minimizar os efeitos negativos da crise econômica e de saúde. Com mais de 30 mil projetos captando recursos em todo o País, foram selecionadas para o mapeamento 48 iniciativas de 12 estados brasileiros, aprovadas por nove leis de incentivo federais, estaduais e municipais.

Acesse reportagem da Folha de SP para conhecer a iniciativa.

 

Curso “Portas abertas para a inclusão EAD”

Iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, parceiro da Fundação Grupo Volkswagen, o curso visa a auxiliar professore, gestores escolares, familiares e demais interessados na construção de uma sociedade mais inclusiva. Totalmente on-line e gratuito, ele conta com certificação de 40 horas e, além de tratar de educação física, aborda diversos temas da inclusão escolar no Brasil.

Saiba mais na plataforma do curso e matricule-se!

 

PROSAS: plataforma de editais contra a COVID

O portal PROSAS criou uma plataforma que reúne editais voltados ao combate do novo coronavírus e que podem contribuir para o financiamento de iniciativas.

Acesse o portal do PROSAS e confira!

 

ONG Acreditar: campanha de matchfunding

A organização social Acreditar, vencedora do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen 2019, está arrecadando fundos para apoiar pequenos empreendedores no Estado de Pernambuco e contribuir com o funcionamento da própria ONG. Cada real doado será triplicado pelo Fundo Colaborativo Enfrente, até alcançar R$ 30 mil.

Saiba mais no portal Benfeitoria e contribua.

 

Competências socioemocionais para contextos de crises

O Instituto Ayrton Senna, parceiro da Fundação Grupo Volkswagen, lançou um espaço com conteúdo, dicas e orientações para apoiar educadores e famílias nesse momento de isolamento social. A página reúne uma série de informações, estratégias e práticas com base científica, testadas em campo por meio de parcerias com redes de ensino.

Acesse a página do Instituto Ayrton Senna para saber mais.

 

Criança Segura: campanha de arrecadação de recursos

O período de isolamento social significa crianças mais tempo em casa e, com isso, maior risco de acidentes domésticos. Por isso, a ONG Criança Segura está realizando uma campanha emergencial para viabilizar recursos para informar as famílias sobre como prevenir esses acidentes.

Confira mais informações na página da ONG Criança Segura e contribua!

 

Movimento Web para Todos

Tem como propósito contribuir para que a web e seu conteúdo estejam acessíveis também para as pessoas com deficiência. Na plataforma, há uma série de dicas e melhores práticas para garantir que informações sobre o Coronavírus, por exemplo, tenham acessibilidade.

Saiba mais na biblioteca do Web para Todos.

 

Comunicação contra o Corona

Plataforma criada pela Cidade Escola Aprendiz e parceiros para reunir campanhas de comunicação de organizações de todo o Brasil, voltadas ao combate do novo coronavírus, para inspirar, compartilhar e ampliar o alcance dessas mensagens.

Acesse a plataforma e participe!

 

Hospital de Amor

O Hospital de Amor (nova denominação do Hospital do Câncer de Barretos) está reforçando os pedidos de doações durante a pandemia da COVID-19.

Entre no site do hospital e saiba como contribuir.

 

Cursos on-line sobre educação ambiental

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA) realiza o programa “Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes”, voltado para todos aqueles que tem interesse nas questões ambientais. A iniciativa inclui cursos on-line gratuitos.

Conheça na plataforma da SEMASA e matricule-se!

 

Mapa da Saúde Mental

O Instituto Vita Lere, em parceria com outras organizações, criou uma plataforma reunindo serviços públicos de saúde mental disponíveis em todo território nacional, além de serviços de acolhimento e atendimento gratuitos ou voluntários realizados por ONGs, instituições filantrópicas, clínicas escola, entre outros.

Visite o site do Mapa da Saúde Mental e conheça os serviços.

 

Pedal contra o corona

O Instituto Aromeiazero, organização que venceu o 1º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen na categoria de mobilidade urbana, lançou a campanha Pedal Contra o Corona. O objetivo é ajudar a proteger e valorizar quem faz entregas de bike. A campanha Pedal contra o Corona conta com o apoio da Fundação, da Caloi e do Itaú.

Para saber mais, acompanhe as redes sociais do Instituto.

 

Saúde Emocional de A a Z

A Nova Escola, parceira da Fundação Grupo Volkswagen, lançou um programa pensado para ajudar professores a minimizarem os efeitos e lidaram melhor com as questões emocionais durante este período de isolamento social. A iniciativa conta com apoio da Fundação Tide Setubal e Fundação Lemann.

Saiba mais no portal da Nova Escola.

 

Plataforma Canva

Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online. Em sua plataforma, estão disponíveis recursos gratuitos para o período de isolamento social, incluindo atividades e ensino a distância. Saiba mais:

Recursos visuais com informações verificadas

Materiais para ensino à distância

Desenhos para imprimir e colorir

Dicas de atividades educativas para fazer em casa

 

Novas atualizações periodicamente.

Para informações sobre o vírus, consulte o portal do Ministério da Saúde e da OMS.

#ConhecimentoQueSalvaPessoas