Cidadania em Movimento: Fundação VW e Centro Paula Souza concluem formações presenciais

As reflexões incluíram temas como mindset digital, protagonismo e a ferramenta SCRUM de gestão de projetos

Grupo de professores, organizados em círculo, discutem e trabalham em grupo

Nos dias 9 e 10 de maio, aconteceu o último módulo da formação presencial do programa Cidadania em Movimento, na sede do Centro Paula Souza (CPS), em São Paulo (SP). A autarquia paulista administra as Escolas Técnicas e as Faculdades de Tecnologia estaduais. Desde março, educadores do CPS participaram de três encontros formativos, que focaram em ferramentas inovadoras aplicáveis à aprendizagem baseada em projetos. A iniciativa é uma realização da Fundação VW, que disponibilizou 120 vagas para profissionais do Centro Paula Souza em 2019.

Entre os temas discutidos ao longo dos módulos presenciais, destacaram-se reflexões sobre mindset digital, autoconhecimento, protagonismo e propósito, mudança comportamental e neurociência. Além disso, os educadores participaram de atividades práticas e conheceram a ferramenta SCRUM de gestão de projetos. No segundo semestre, eles serão convidados a experimentar essas metodologias em suas escolas, propondo soluções para os problemas de mobilidade urbana do entorno ou para outros desafios identificados pela comunidade escolar. Essa etapa de aplicação incluirá mentoria a distância. No CPS, o programa é executado pela consultoria MPSync, especializada em treinamento e desenvolvimento.

“A formação foi muito importante, sobretudo porque a mobilidade urbana é um desafio cada vez mais presente em nossa sociedade. As metodologias apresentadas foram incríveis e as aulas extremamente dinâmicas. Quanto ao projeto que pretendo implantar no próximo semestre, seu objetivo é melhorar a sinalização em frente à escola, incluindo as vagas para motocicletas e automóveis e a implantação de uma área para embarque e desembarque. Como boa parte dos alunos vem de cidades vizinhas e utilizam transporte coletivo, essa ação irá melhorar a mobilidade do entorno”, afirmou Daniele Dias Correia, professora da Etec de Araçatuba (SP).

Sobre o programa

O programa Cidadania em Movimento foi lançado pela Fundação Volkswagen em 2019 e é voltado à formação de educadores, gestores públicos e estudantes em temas como prevenção a acidentes, planejamento urbano e sustentabilidade nos meios de transporte, entre outros. Além do Centro Paula Souza, o Cidadania em Movimento também acontece em parceria com o Detran.SP. Nos próximos dias, será anunciada a adesão de outros órgãos públicos ao programa. Acesse a página da iniciativa e saiba mais.