Case da Fundação VW é destaque em livro de professor da Columbia University

Metodologia de projetos pedagógicos interdisciplinares e lúdicos sobre mobilidade urbana foi selecionada entre boas práticas da educação brasileira

O Jogo da Vida em Trânsito (JVT), projeto da Fundação Volkswagen realizado em parceria com o Centro Paula Souza e a empresa Eludica entre 2012 e 2018, foi selecionado como um dos cases do livro “Ludicidade, Jogos Digitais e Gameficação na Aprendizagem”. A obra reúne reflexões sobre jogos digitais e gamificação na aprendizagem como estratégias de engajamento, melhoria de desempenho, apoio ao desenvolvimento de competências e imersão de estudantes e educadores em cenários diversificados de aprendizagem significativa.

No capítulo “Mobilidade na escola: jogando pela transformação”, Mario Lapin – designer de jogos e CEO da Eludica – detalha os objetivos, público-alvo e metodologia do Jogo da Vida em Trânsito, que buscou implantar em escolas públicas projetos pedagógicos interdisciplinares e lúdicos, abordando mobilidade urbana, segurança no trânsito e cidadania. De 2012 a 2018, o JVT formou 512 educadores e impactou mais de 96 mil alunos.

Atualmente, o projeto expandiu-se e transformou-se no Cidadania em Movimento, agregando, além do Centro Paula Souza, parceiros como o DETRAN-SP e o Programa Respeito à Vida. Seu escopo também foi revisitado, incluindo cursos on-line sobre mobilidade, palestras sobre acidentologia e formação de gestores públicos e educadores. A Fundação disponiliza, ainda, jogos e aplicativos que podem ser acessados gratuitamente na área de materiais educativos do site.

O livro “Ludicidade, Jogos Digitais e Gameficação na Aprendizagem” é organizado por Paulo Blikstein, Professor do Departamento de Matemática, Ciência e Tecnologia da Columbia University (Estados Unidos) e Diretor do Transformative Learning Technologies Lab, em parceria com Luciano Meira, da Universidade Federal de Pernambuco. A publicação traz uma coletânea de pesquisas e experiências didáticas de diversos autores e faz parte da série Tecnologia e Inovação na Educação Brasileira. A obra tem o apoio da Fundação Lemann, por meio do Lemann Center da Stanford University, e está disponível nas versões física e e-book.