Fundação Volkswagen e Nova Escola lançam cursos gratuitos sobre mobilidade

O objetivo é levar às escolas temáticas relacionadas à mobilidade urbana sustentável
Foto: Alexander Popov (divulgação)

A inclusão nos componentes curriculares de temáticas relacionadas à mobilidade urbana, uma das causas abraçadas pela Fundação Volkswagen, está prevista tanto no Código Brasileiro de Trânsito quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, muitas vezes, o tema acaba ficando em segundo plano, sobretudo pela falta de materiais pedagógicos voltados ao assunto.

Entender o papel dos meios de transporte na conexão entre lugares e como usá-los com responsabilidade, compreender as características das cidades e como a tecnologia acelera as transformações e permite a criação de soluções inovadoras para os problemas urbanos, perceber a importância da sustentabilidade nos transportes: tudo isso é essencial para a formação de cidadãos críticos, protagonistas e socialmente responsáveis.

Em celebração ao Mês do Professor, a Fundação Volkswagen e a Nova Escola lançam a trilha pedagógica “Cidadania em Movimento”, voltada à educação para a mobilidade sustentável. A proposta é disponibilizar aos educadores conteúdos formativos que fortaleçam a importância da construção desses saberes para o desenvolvimento dos alunos e estimulá-los a realizar projetos interdisciplinares que abordem esses temas de maneira significativa.

Cidadania em Movimento

A trilha é composta por três cursos on-line e gratuitos, complementares entre si e com carga horária de até 10 horas. A iniciativa soma-se a outros esforços da Fundação Volkswagen para a formação de alunos, educadores e gestores públicos em temas ligados à segurança viária e outros aspectos da mobilidade urbana. Os cursos são voltados a professores, coordenadores e gestores dos Ensinos Fundamental e Médio e dialogam com as áreas do conhecimento Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Acesse as formações na plataforma da Nova Escola e participe:

Para saber mais sobre a trilha pedagógica “Cidadania em Movimento”, confira abaixo o Minuto Futura, especialmente produzido pelo Canal Futura para a mobilização do #DiadoProfessor, em parceria com a Fundação Volkswagen: