O movimento Maio Amarelo propõe atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar governos e sociedade para discutirem o tema, se engajarem em ações e propagarem o conhecimento. A Fundação Grupo Volkswagen tem a mobilidade urbana como uma de suas causas abraçadas e, portanto, está inserida nesse movimento, apoiando iniciativas, projetos e investindo em ações voltadas à educação para a mobilidade e ao incentivo a comunidades mais sustentáveis.
“Mobilidade urbana é um tema da maior importância. Pensar como as pessoas se deslocam nos espaços urbanos, seja de maneira individual (a pé, de bicicletas, motocicletas ou carros) ou coletiva (de ônibus, metrô, trem) é essencial para o planejamento das cidades e da vida da sua população”, diz Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.
Quer saber mais sobre mobilidade urbana? Então confira alguns conteúdos disponibilizados gratuitamente pela Fundação Grupo Volkswagen:
Projetos e iniciativas
Mobilidade em Transformação: em parceria com a ONG Cidade Ativa, a Fundação Grupo Volkswagen disponibilizou, durante o segundo semestre de 2021, formações online para educadores, técnicos e gestores de mais de 100 cidades do Estado de São Paulo. As aulas incluíram debates e tendências sobre os deslocamentos urbanos, colocando as pessoas no centro desse processo.
Além disso, o projeto apresenta conceitos e ferramentas para aprimorar a atuação dos participantes como agentes transformadores da mobilidade, a partir de questões e desafios encontrados em seu próprio entorno, numa perspectiva inclusiva, segura e sustentável.
Cidadania em Movimento: Lançado em 2019, o projeto Cidadania em Movimento é voltado à educação para a mobilidade urbana sustentável. Atualmente, em parceria com a Associação Nova Escola, a iniciativa engloba uma plataforma de aprendizado à distância para formar educadores, de modo a impactar a construção de uma sociedade mais sustentável, tratando de questões como desenvolvimento urbano, impacto ambiental e convívio em sociedade, além de provocar reflexões sobre empatia, coletividade e cidadania.
Com quatro cursos online e gratuitos, a proposta da plataforma é oferecer conteúdos formativos que fortaleçam a importância da construção desses saberes para o desenvolvimento dos alunos e estimulá-los a realizar projetos interdisciplinares. A apresentação do quarto curso “Mobilidade e Cidadania” foi feita de forma dinâmica e interativa, em uma aula ao vivo que já contabiliza mais de 2.500 visualizações e está disponível no YouTube.
Nova Escola Box: consiste em materiais com sugestões de práticas para a sala de aula, onde são tratados tópicos como: a mobilidade a partir dos caminhos indígenas; inovações em mobilidade urbana; e os benefícios e desafios do carro elétrico. A proposta é que o conteúdo permita que os professores e alunos se aprofundem na temática através de um plano de aula e atividades para fazer em sala.
Guia “Mobilidade Urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?”: nesta publicação, realizada pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Carona a Pé, o objetivo é incentivar que os estudantes caminhem juntos e se apropriem das cidades onde vivem. Dessa maneira, a publicação serve como guia para que alunos, educadores, gestores escolares e todos os cidadãos reconheçam a importância da mobilidade ativa, bem como seu potencial de protagonismo na construção de cidades melhores, por meio de ações práticas e interdisciplinares. Tudo isso com exemplos concretos, chamados de “Pílulas de Ação”, e sugestões para a elaboração de atividades pedagógicas em seções denominadas “Transformar Conhecimento em Ação”, que são propostas flexíveis para que os educadores elaborem atividades de forma autônoma e em referência ao contexto de sua escola.
Caderno Viver de Bike: iniciativa do Instituto Aromeiazero com patrocínio da Fundação e do Itaú Unibanco, a publicação traz dicas para quem deseja usar a bicicleta como meio de transporte, geração de renda e novos negócios.
Pensar a mobilidade para a infância (5ª Jornada do Conhecimento): com a participação do DETRAN SP e das organizações Carona a Pé e Fundação Bernard Van Leer, o evento teve como pauta trazer formas de sensibilizar as crianças a pensar nos diferentes papéis que compõem a mobilidade, seja no caminhar, como pedestre, ou na condução, como motorista, motoqueiro ou ciclista.
Visite o site do Maio Amarelo e conheça detalhes desse movimento.