Conheça as organizações finalistas do 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen

Organizações da BA, DF, PI, RJ e SP foram selecionadas para o Programa de Aceleração

Foi dada a largada para o Programa de Aceleração do 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen! Nesta etapa, as seis organizações sem fins lucrativos selecionadas passarão por um processo de desenvolvimento e amadurecimento, por meio de capacitações, formação de redes e oportunidades de negócios. Com duração de 12 semanas, o Programa inclui a abordagem de negócios de impacto social e de alto crescimento, plano individual de desenvolvimento de projetos e validação de modelos de negócio, entre outros. Haverá, ainda, acompanhamento semanal individual e mentorias em grupo.

Realizada pela Fundação em parceria com a Yunus Corporate (unidade de inovação social corporativa da Yunus Negócios Sociais), a 2ª edição do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen recebeu 270 inscrições, de todas as regiões do Brasil. Os critérios de seleção incluíram escopo e maturidade da solução, sustentabilidade financeira e potencial de impacto, bem como o incentivo à diversidade, tanto da equipe responsável pela organização quanto do público-alvo dos projetos inscritos.

Como resultado da análise inicial de critérios, 18 organizações sem fins lucrativos foram convocadas para entrevistas on-line (em ordem alfabética):

Mobilidade Urbana

  • Bike Anjo (São Paulo – SP)
  • Instituto Corrida Amiga (São Paulo – SP)
  • Instituto InterCidadania (Recife – PE)
  • MDF – Movimento de Defesa do Favelado (São Paulo – SP)
  • Movimenta LaFrida (Salvador – BA)
  • Pedala Queimados (Queimados – RJ)

Mobilidade Social

  • Associação Manifesta LGBT+ (Manaus – AM)
  • Cáritas Arquidiocesana de Teresina (Teresina – PI)
  • CRC – Comissão de Revitalização do Caboclo (Petrolina – PE)
  • Instituto Cidades Invisíveis (Florianópolis – SC)
  • Instituto Cultural e Social No Setor (Brasília – DF)
  • Instituto Incube (São Paulo – SP)

Inclusão de Pessoas com Deficiência

  • ADEFIP – Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Poços de Caldas – MG)
  • ADD – Associação Desportiva para Deficientes (São Paulo – SP)
  • Casa da Musicoterapia (Belo Horizonte – MG)
  • Centro de Atendimento e Inclusão Social – CAIS (Contagem – MG)
  • Instituto JNG (Rio de Janeiro – RJ)
  • Instituto Novo Ser (Rio de Janeiro – RJ)

Após realização das entrevistas com os representantes das instituições listadas acima, seis organizações sociais foram classificadas como finalistas, duas em cada causa de atuação da Fundação (mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência), as quais participarão do Programa de Aceleração durante os meses de agosto a novembro, com o objetivo de aprimorar seus projetos e fortalecer sua atuação.

Ao final desta fase, será realizada a apresentação virtual dos projetos a uma banca julgadora, para escolha e premiação de três organizações sociais, que receberão patrocínio de R$ 100 mil cada uma. Além disso, ao longo de 2022, elas terão suas ações acompanhadas pela Fundação e Yunus, com foco em seu desenvolvimento institucional. Conheça abaixo as organizações finalistas, que farão parte do Programa de Aceleração e concorrerão a premiação final (em ordem alfabética, por causa):

Mobilidade Urbana 

  • MDF – Movimento de Defesa do Favelado | São Paulo (SP) ícone facebook, logotipo, social, media

Projeto “BikeFavela – Oficina de Ciclocidadania”: visa à apropriação da cidade, empoderamento de territórios e de populações periféricas, por meio da mobilidade ativa. Fornece capacitação gratuita para uso da bicicleta, iniciando pelo entorno da favela e expandindo os horizontes, e incluindo sua integração com o metrô e serviços de bikes compartilhadas. O foco do trabalho está em pessoas da comunidade LGBTQIA+, meninas e mulheres e pessoas maiores de 50 anos. 

  • Movimenta LaFrida | Salvador (BA) ícone facebook, logotipo, social, media

Projeto “Mulheres Negras em Movimento – Soluções de renda e empregabilidade na mobilidade”: movimento de cicloativistas negras que busca incluir mulheres negras e periféricas nos planos de mobilidade da bicicleta, através de cursos profissionalizantes de mecânica, aulas de bike, rodas de diálogo, compartilhamento e conserto gratuito de bicicletas, conscientização, e formalização sustentável e empreendedora para geração de renda e novos formatos de trabalho.

Mobilidade Social

  • Cáritas Arquidiocesana de Teresina | Teresina (PI) ícone facebook, logotipo, social, media

Projeto “Juventude Empreendedora – Escola de Culinária Pimenta do Reino”: estimula o desenvolvimento comunitário e a educação cidadã por meio do acesso à qualificação profissional na área de gastronomia, visando à inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social que residem nas periferias de Teresina (PI) no mercado de trabalho formal. Fomenta também o acesso ao empreendedorismo e a atuação comunitária.

  • Instituto Cultural e Social No Setor | Brasília (DF) ícone facebook, logotipo, social, media

Projeto “Hortas Urbanas No Setor”: promove a capacitação técnica e o incentivo à geração de renda para pessoas em situação de rua que habitam no Setor Comercial Sul em Brasília (DF), por meio da implementação de hortas urbanas. O modelo de agroecologia urbana, além de assumir uma função social como espaço de convívio, fortalecimento de vínculos e redução de danos, também gera alimentos para o consumo dessas pessoas e da comunidade do entorno da horta.

Inclusão de Pessoas com Deficiência 

  • ADD – Associação Desportiva para Deficientes | São Paulo (SP) ícone facebook, logotipo, social, media

Projeto “Rodas Mágicas”: projeto de empreendedorismo e geração de renda para atletas com deficiência que possuem expertise técnica no conserto e manutenção de cadeiras de rodas. Além da geração de emprego para pessoas com deficiência na oficina, busca suprir uma necessidade de oferta de serviço especializado, que ainda é escasso na localidade em que a organização se encontra.

  • Instituto JNG | Rio de Janeiro (RJ) ícone facebook, logotipo, social, media

Projeto “Moradia Independente: inovação, cidadania e inclusão para pessoas com deficiência intelectual”: projeto de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual por meio do desenvolvimento, assessoramento, planejamento e gerenciamento de projetos de moradia independente, com apoio individualizado – solução inédita no Brasil.

Transparência: ao longo do processo seletivo, todas as organizações que se inscreveram no 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen, via preenchimento do formulário de inscrição na plataforma PROSAS, receberam informações e notificações eletrônicas a respeito de sua classificação ou desclassificação para as etapas seguintes do processo, de forma automatizada via PROSAS. As organizações convocadas para fase de entrevistas e selecionadas para o Programa de Aceleração também foram contatadas por e-mail, conforme endereço eletrônico informado na inscrição. 

Sobre o 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen 

O 2º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen tem como objetivo apoiar organizações sociais, sem fins lucrativos, que estão desenvolvendo tecnologias sociais com o objetivo de fortalecer produtos e projetos que possuam soluções para problemas nas causas da Mobilidade Urbana, Mobilidade Social e Inclusão de Pessoas com Deficiência. A premiação busca estimular o fortalecimento de projetos de impacto social, que são desenvolvidos a partir da expertise de Organizações Sociais sem fins lucrativos, por meio de atividades de capacitação, mentorias, consultoria customizada e criação de redes. Acesse a página da premiação no site da Fundação Grupo VW para mais informações.