Volkswagen adquire mais de 67 mil máscaras do projeto Costurando o Futuro

Empresa anuncia a compra de máscaras de algodão laváveis para os empregados do Brasil e da Argentina; 46 pequenos empreendedores serão beneficiados

Foto de uma mulher costurando. Ela usa luvas e uma máscara.

A Volkswagen está adquirindo mais de 67 mil máscaras de algodão cru, laváveis, das costureiras que fazem parte do projeto Costurando o Futuro. Os equipamentos de proteção de individual serão entregues aos empregados da montadora do Brasil e também da Argentina no retorno das atividades, como uma das medidas preventivas ao novo coronavírus. O projeto, criado pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura.

“Com essa ação, além de contribuirmos com a saúde dos nossos empregados e seguirmos as orientações da OMS, estamos apoiando participantes do projeto Costurando o Futuro. Hoje, 46 empreendedores – a maior parte composta por mulheres – estão mobilizados para atender esta demanda, que é fundamental para o sustento de seus pequenos negócios e de suas famílias, cuja renda foi impactada pela COVID-19”, afirmou Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

Os recursos para a aquisição das máscaras serão repassados diretamente aos empreendedores envolvidos na produção. Cada empregado da Volkswagen receberá três unidades da máscara facial assim que retornar à fábrica. Orientações sobre a utilização serão compartilhadas com todos por comunicados internos divulgados por e-mail ou aplicativo próprio.

Sobre o Costurando o Futuro

Iniciativa criada pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, que contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura. Hoje, envolve participantes da capital paulista e da região do ABCD. Os empreendedores passam por qualificação técnica e formações voltadas ao planejamento de negócios, vendas, marketing, atuação em rede, entre outras.

Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. Além disso, o projeto incentiva a mobilidade social dos participantes.