Videocast ‘Vida em Movimento’ ganha nova temporada com episódio piloto: Juntos Pela Mobilidade Social

Episódio de lançamento tem participação de Douglas Pereira e Vitor Hugo Neia em um debate o sobre novo propósito da Fundação

Está no ar a nova temporada do videocast Vida em Movimento! Neste episódio de abertura, recebemos dois convidados muito especiais: Douglas Pereira, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Grupo Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, e Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen. Juntos, eles discutem a escolha da Mobilidade Social como causa prioritária da Fundação e compartilham as metas e estratégias para os próximos anos.

Mobilidade Social: Nossa Nova Causa

A Mobilidade Social foi eleita como a causa que guiará as ações da Fundação Grupo Volkswagen em 2024, ano em que celebramos nossos 45 anos de história. No episódio, nossos convidados explicam por que esta é uma questão essencial e como a Fundação planeja fazer a diferença de forma concreta.

“Não adianta termos uma atuação dispersa. Estamos em várias regiões e com diferentes projetos, mas o quanto isso realmente muda a vida das pessoas tocadas por nossas iniciativas? Nossa busca é por assertividade. Vamos concentrar nossos esforços para trazer uma mudança perene e gerar mobilidade social para as famílias atendidas”, destaca Vitor Hugo Neia.

Novas Estratégias para Impactar Mais Pessoas

Neste episódio, também exploramos as novas estratégias da Fundação, que incluem o foco em comunidades específicas e a escolha criteriosa dessas localidades. Segundo nossos líderes, essas escolhas foram baseadas em um profundo entendimento das necessidades locais e na busca por maior impacto.

Histórias dos Bastidores

O episódio traz também relatos curiosos e emocionantes que marcaram o início deste novo ciclo. Uma dessas histórias é sobre a primeira visita de Vitor Hugo Neia à Associação Padre Leo Comissari, no bairro Montanhão, em São Bernardo do Campo (SP):

“Fui recebido por duas irmãs que hoje são grandes parceiras: a irmã Daniela, presidente da Associação, e a irmã Elenir, seu braço direito. Quando cheguei, a irmã Daniela me disse: ‘Só estou te recebendo porque ela (Elenir) pediu’. Perguntei o que havia acontecido, e ela explicou que estava cansada de se inscrever nos nossos editais e nunca ser chamada. Esse episódio me fez refletir sobre a importância de desburocratizar nossos processos e estabelecer parcerias diretas com organizações dentro das comunidades atendidas”, relembra Vitor.

A Força da Inclusão Produtiva

Outro tema central do episódio é a inclusão produtiva, considerada fundamental para transformar vidas. Douglas Pereira compartilha sua própria história como exemplo do impacto positivo dessa causa:

“Meu pai saiu da roça, em Minas Gerais, para tentar a vida em São Paulo. Conseguiu um emprego na Volkswagen no fim da década de 60 e trabalhou no ambiente produtivo. Eu nasci em São Bernardo por causa do emprego dele. Estudei em escola pública e, aos 14 anos, fui contratado como jovem aprendiz do Senai na Volkswagen. Isso mudou minha vida e a da minha família. Essa é a força desse sistema, e eu acredito nele”, afirma Douglas.

O Futuro da Fundação

Mediada pela jornalista Flavia Oshima, a conversa explora como a causa da mobilidade social pode impactar milhares de brasileiros. A Fundação Grupo Volkswagen está comprometida em:

  • Capacitar jovens e adultos.
  • Inseri-los no mercado de trabalho até 2030.
  • Fortalecer comunidades em situação de vulnerabilidade.

Assista ao episódio completo e acompanhe essa importante discussão pelo nosso canal no YouTube: Clique aqui para assistir.