Vencedor do Prêmio Fundação Grupo VW produz máscaras para combate ao coronavírus

Instituto MeViro, de Brasília (DF), está apoiando hospitais com a fabricação e doação de equipamentos de proteção individual
Foto: divulgação (Pixabay).

O Instituto MeViro, organização social de Brasília (DF), está produzindo equipamentos de proteção individual para apoiar no atendimento de pacientes suspeitos ou vítimas do novo coronavírus. A ação acontece em um espaço mantido pelo Instituto na capital federal e inspira-se na cultura maker, que tem como princípio a crença de que qualquer pessoa pode consertar, modificar, criar e produzir objetos com as mãos. Assim, com o auxílio de máquinas próprias (principalmente, de corte a laser e impressão 3D), o MeViro está fabricando máscaras tipo face-shield e outros recursos para doação a hospitais.

Além disso, o Instituto está disponibilizando, também gratuitamente, o download gratuito do arquivo com o desenho técnico da máscara face-shield, para aqueles que puderem produzir em seus equipamentos de corte a laser. Em uma semana, foram feitas 450 máscaras; outras 2.400 deverão ficar prontas nos próximos dias.

O MeViro foi um dos três ganhadores do 1º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen em 2019, sendo o vencedor na causa da inclusão de pessoas com deficiência. A organização recebeu um patrocínio de R$ 100 mil e participou de uma série de mentorias realizadas pela Yunus Negócios Sociais Brasil, que terão continuidade neste ano.

Para saber mais e contribuir com a iniciativa, acesse o site do MeViro.