Semana Nacional do Trânsito: Fundação VW oferece cursos sobre mobilidade

“Cidadania para redução de acidentes” é um dos módulos on-line e gratuitos

De 18 a 25 de setembro, acontece a Semana Nacional do Trânsito, que faz parte do calendário do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para 2018, o órgão definiu “Somos o trânsito” como o tema das campanhas educacionais que ocorrem em todo o Brasil. A iniciativa está alinhada à Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito (2011-2020), decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Fundação Volkswagen compartilha dos esforços da sociedade civil para um trânsito mais seguro e sustentável.

A mobilidade urbana é uma das causas prioritárias para a Fundação VW, que investe em educação e desenvolvimento social. Em 2018, o projeto Jogo da Vida em Trânsito formou 60 educadores do Centro Paula Souza. Eles exercitam a integração de jogos em projetos didáticos voltados para mobilidade e cidadania.

“Essa parceria oferece ferramentas que, muitas vezes, a escola não possui. Para o professor, expande as possibilidades e metodologias de ensino. Por meio do jogo, da ludicidade, ele se aproxima do universo do aluno e repensa o próprio processo pedagógico”, afirmou Lucília Guerra, responsável pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e Gestão (Cetec) da autarquia do Governo do Estado de São Paulo.

Cursos on-line e gratuitos

A Fundação Volkswagen também disponibiliza gratuitamente o curso on-line “Cidadania para redução de acidentes”. Ele é oferecido em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A execução técnica é realizada pela Virgo Game Studios.

A formação apresenta a mobilidade como fator essencial para as habilidades humanas e o exercício da cidadania. Ela abarca a discussão sobre os motivos de ocorrência de acidentes viários, os riscos envolvidos e o impacto sobre os jovens. Com isso, pretende-se reforçar a importância da educação para a tomada de decisões mais seguras e cidadãs. O curso vai ao encontro do propósito de conscientização da Semana Nacional do Trânsito.

Ele tem duração de 30 horas, distribuídas em 6 semanas, e é totalmente a distância. Além disso, possui recursos de acessibilidade, incluindo interpretação em LIBRAS, e pode ser feito por computador, celular ou tablet. Os módulos abrangem estratégias que estimulam o protagonismo e valorizam o papel dos professores como agentes de transformação. Ainda, a Fundação oferece as formações “Projetos Interdisciplinares” e “Jogos na Prática”, também voltadas à mobilidade.

Para mais informações e inscrições, acesse a plataforma de cursos da Fundação Volkswagen.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

A Fundação Volkswagen participa do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito desde fevereiro de 2018. O programa é coordenado pela Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Sua meta é reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020, em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU. Outras nove secretarias integram a iniciativa, que também conta com o apoio de empresas e outras organizações do terceiro setor.