Semana da Consciência Negra: Fundação Grupo VW lança Linha Ubuntu

A linha de produtos do Costurando o Futuro celebra a riqueza da pluralidade racial e está sendo lançada na loja on-line da Fundação

Em 20 de novembro, o Brasil relembra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os atuais estados de Alagoas e Pernambuco, no Nordeste brasileiro. A data reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência. O tema é a razão de existir do Grupo Nós, grupo de diálogo sobre raça e etnia formado por colaboradores da Volkswagen do Brasil para articular ações da empresa em torno dessa pauta.

Para reforçar seu compromisso com a diversidade e celebrar a equidade, a Fundação Grupo Volkswagen está lançando uma nova linha de produtos do projeto social Costurando o Futuro. A Linha Ubuntu – Afro-brasileira traz peças exclusivas, inspiradas na riqueza da cultura africana. A coleção nasceu de uma parceria entre as costureiras participantes do projeto e os integrantes do Grupo Nós, que também estampam as fotos da campanha de lançamento. São diversos itens como mochilas, bolsas, pochetes, shoulder bags, nécessaires e estojos, entre outros, feitos a partir de tecidos automotivos reaproveitados.

As peças estão disponíveis na loja da Fundação Grupo Volkswagen. Além de beneficiar as costureiras, parte da renda obtida com a venda dos produtos da Linha Ubuntu será revertida para os projetos socioeducacionais da Fundação. Dos 58 pequenos empreendedores participantes da rede ABC Paulista do projeto Costurando o Futuro, 82% são mulheres e 66% se autodeclaram pretos ou pardos.

O que você usa e consome tem muito do que você sente e acredita; vista essa causa!

Orgulho LGBTQIAP+ também é destaque

Em junho, em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o projeto Costurando o Futuro também lançou sua Linha Pride, com produtos exclusivos. A Linha Pride foi concebida em parceria com os integrantes do Grupo Colorindo, grupo de diálogo LGBTQIAP+ da Volkswagen do Brasil. Parte da renda obtida com a venda dos produtos da Linha Pride é doada para a Casa Neon Cunha, ONG de São Bernardo do Campo (SP) que atua no acolhimento e assistência à população LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade.

Sobre o projeto Costurando o Futuro

Iniciativa criada pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, que contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura. Os empreendedores passam por qualificação técnica e formações voltadas ao planejamento de negócios, vendas, marketing, atuação em rede, entre outras. Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. Além disso, o projeto incentiva a mobilidade social dos participantes.