Rede LEQT participa do lançamento do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita de Nova Iguaçu (RJ)

Cartaz do evento de Nova Iguaçu que contou com a participação da Rede LEQT

No dia 7/5, o município de Nova Iguaçu (RJ) encerrou a I Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita. A programação incluiu o lançamento do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita (PMILE) e o debate “Leitura e Leitores: da Capa ao Final Feliz”.

Os escritores e professores Carmen Pimentel (UFRRJ), Luzia de Maria (UFF), Guinho Frazão (Unigranrio) e Alessandro Rocha (PUC-Rio) participaram da mesa de debate. Além disso, Ana Lima representou a Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT), da qual a Fundação Volkswagen é integrante. Ela é economista e coordenadora do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional.

O PMILE é uma iniciativa da Fundação Cultural e Educacional de Nova Iguaçu (RJ) e pretende colaborar para a implementação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Ele foi promulgado em 2014 e contou com a articulação entre o poder público e a sociedade civil. A Rede LEQT vem apoiando sua implantação desde 2017.

A cidade de Nova Iguaçu (RJ) foi escolhida pelos membros da LEQT para o desenvolvimento de um projeto de ação conjunta. Seu exemplo demonstra como o trabalho coordenado e cooperativo amplia e qualifica o impacto das iniciativas de promoção da leitura no Brasil.

Sobre a Rede LEQT

A Rede LEQT é ligada ao GIFE e reúne representantes de investidores sociais privados, organizações sociais, setor público, Academia, produção editorial, bibliotecários, autores e leitores. A missão da iniciativa é contribuir para o desenvolvimento democrático da cultura escrita no Brasil, por meio de ações coordenadas e cooperativas entre poder público e sociedade civil. Mais informações no e-mail da iniciativa e no site do GIFE.