Qualidade Assegurada e Costurando o Futuro fecham parceria para produção de capas protetivas

Parceria entre projeto da Fundação e área produtiva da Volkswagen do Brasil estimula a sustentabilidade por meio do reuso de tecidos automotivos descartados na fábrica

O time da Qualidade Assegurada da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, em parceria com o Costurando o Futuro, projeto da Fundação Grupo Volkswagen, produziu capas protetivas para os HDT’s Zebra, do sistema FIS eQS, que é responsável por controlar todas as informações de processo.

Atualmente, a área produtiva da Volkswagen possui 250 equipamentos em uso nas áreas da Armação, Pintura e Montagem Final das fábricas de Taubaté, Anchieta e Curitiba.

Além da proteção contra acidentes, as capas foram criadas pensando no meio ambiente, com materiais de reuso automotivo.

“Foi incrível trabalhar com o time da Qualidade Assegurada, pois eles já possuem no DNA a pegada da sustentabilidade, da otimização, dos processos enxutos e bem elaborados. Nesse caso, acionamos nosso artesão Kafu que é extremamente habilidoso, criativo e respeitou todos detalhes que esse novo leitor precisava. Muitos testes, encaixes, recortes dos tecidos automotivos, melhorias e finalmente chegamos a um produto que segue a mesma linha do que produzimos: um produto durável, de qualidade, útil. Que sirva de inspiração para outras áreas olharem para seus processos em busca de oportunidades como essa”, comenta Sandra Maria Viviani, da Fundação Grupo Volkswagen.

“Unir qualidade, sustentabilidade e ação social em um só projeto é de tirar o fôlego. A parceria com o projeto Costurando o Futuro nos proporcionou toda esta experiência e o resultado não poderia ser diferente: peças de excelente qualidade adaptadas para nossa necessidade. Objetivo mais que atendido e o melhor, abertura para poder expandir esta prática não só para Brasil mas para demais plantas do Grupo”, celebra Anderson Rodrigues, Gerente de Processo em Taubaté.