Projeto Carretas do Conhecimento promove formatura de 47 alunos no PR

Iniciativa é uma parceria entre a Volkswagen do Brasil, Fundação Grupo Volkswagen, Governo do Estado do Paraná e o Senai-PR

Em dezembro, a Volkswagen do Brasil, a Fundação Grupo Volkswagen, o Governo do Paraná e o Senai-PR promoveram em São José dos Pinhais (PR) a formatura de 47 alunos do curso de Elétrica Automotiva do programa Carretas do Conhecimento. O projeto, voltado para qualificação profissional, já formou mais de 4.850 pessoas em 146 localidades paranaenses desde 2019.

As Carretas do Conhecimento são escolas móveis que contam com infraestrutura completa, espaços para aulas teóricas e oficinas destinadas a atividades práticas para realização de cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo. O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, Volkswagen do Brasil, Fundação Grupo Volkswagen e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR).

“Incentivamos os projetos de qualificação profissional a fim de promover a mobilidade social e a inclusão dos paranaenses no mercado de trabalho. Dessa forma, não só contribuímos com o desenvolvimento local, de forma bastante abrangente, como também transformamos vidas”, comenta Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.

O COO da VW do Brasil, Ciro Possobom (esq.), o plant manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, Cesar Drazul (3º da esq.), e a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer (4ª da esq.), prestigiam a formatura.

“Esta é mais uma parceria de sucesso entre o Governo do Estado do Paraná e o setor produtivo voltada à qualificação profissional e à promoção da empregabilidade. Esse é o Paraná unido e em paz”, destacou o Secretário de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, Rogério Carboni.

Em 2022, no Estado do Paraná, a ação envolveu a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional em 10 áreas tecnológicas, ofertados nas unidades móveis do Senai, em 63 localidades, beneficiando a população vulnerável. No ano, foram oferecidas gratuitamente 2.292 vagas, em mais de 120 turmas nos períodos da tarde e noite, totalizando mais de 10 mil horas de atividades. As aulas voltaram a ser totalmente presenciais em 2022.

No Estado, o projeto é uma das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado pela Volkswagen do Brasil com o Governo do Paraná em 2013, por meio do Programa Paraná Competitivo, que viabilizou a realização de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais para a produção do modelo T‑Cross.