Projeto Brincar: Fundação lança material com brincadeiras inclusivas para famílias

Como famílias e cuidadores podem construir laços significativos com todas as crianças, com e sem deficiência? Para responder a esta pergunta, a Fundação Grupo Volkswagen participou, no dia de hoje, da live de lançamento do material pedagógico “Brincando Juntos: Inspirações Inclusivas para Famílias”, desenvolvido para o Projeto Brincar, uma iniciativa em parceria com a Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP).

O evento virtual contou com a fala de abertura da Analista de Responsabilidade da Fundação, Sandra Viviani e com mediação de Guacyara Labonia, Coordenadora Pedagógica do Projeto Brincar. Também, estiveram presentes, Neide Ponzoni, Coordenadora na EMEI Viriato Correia, Aline Grenfell, Coordenadora Pedagógica no CEI Parque Fernanda e uma das famílias envolvidas na produção do material. Uma conversa divertida e necessária para todas e todos que desejam construir um futuro mais diverso e inclusivo!

Faça o download gratuito da publicação e conheça diversas sugestões de brincadeiras inclusivas!

O Brincando Juntos: Inspirações inclusivas para famílias busca contribuir com a criação de momentos memoráveis entre adultos e crianças. Para isso, reúne sugestões de atividades inclusivas que podemos realizar com todas as crianças, usando materiais simples e de fácil acesso. As brincadeiras foram realizadas com famílias de crianças com deficiência e sem deficiência, matriculadas na rede municipal de educação de São Paulo, na CEI Parque Fernanda (DRE Campo Limpo) e na EMEI Viriato Correia (DRE Capela do Socorro).

“Em dois dias visitamos as unidades escolares e propusemos diferentes brincadeiras e atividades para todos, registrando em imagens o envolvimento das famílias e crianças. As brincadeiras que fizeram mais sucesso foram sistematizadas e estão disponibilizadas no “Brincando Juntos”, um material com linguagem simples e muitas imagens, para inspirar outras famílias de todo o Brasil a brincarem em casa e em espaços públicos”, conta Guacyara Labonia, Coordenadora Pedagógica do Projeto Brincar.

Perdeu a live ou gostaria de rever? Assista ao evento na íntegra!