Programa de Voluntariado da Fundação Grupo Volkswagen reúne 312 voluntários em 2023

Ações voluntárias presenciais e remotas foram realizadas ao longo do ano nos estados de SP, RJ, PR e BA

Com iniciativas voltadas para a mobilidade social e inclusão, as ações voluntárias da Fundação Grupo Volkswagen reuniram ao longo do ano 312 voluntários entre colaboradores e convidados que realizaram 31 ações presenciais e remotas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia. Os trabalhos voluntários foram realizados com assessoria da Parceiros Voluntários e beneficiaram 2.716 pessoas nas cidades de São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos, Salvador, São Paulo, Vinhedo e Resende

“O Programa de Voluntariado da FGVW em 2023, foi intenso e cheio de descobertas. Formamos nova parceria institucional com a Parceiros Voluntários e conseguimos acessar corações dispostos a realizar transformações sociais a partir de suas habilidades técnicas e operacionais. Conhecemos pessoas inspiradoras nas plantas, unidades de negócios do Grupo VW e nas organizações sociais que nos receberam com muito afeto, troca de olhares verdadeiros e abraços acolhedores”, celebra Paulo Felix Pinheiro, Coordenador do Programa de Voluntariado da Fundação Grupo Volkswagen.

A jornada de ações voluntárias iniciou em abril na Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP). Lá, beneficiamos o Instituto Geração Futura com a organização do bazar da instituição, plantação de árvores e temperos, poda de árvores, oficina de kokedama.

Em maio, foi a vez da planta de Taubaté (SP) realizar sua ação voluntária na Sociedade de Amparo e Promoção – Soapro, que oportuniza que crianças e os adolescentes descubram seus ideais e desenvolvam suas próprias potencialidades através de projetos educacionais de aprendizagem, cursos de capacitação profissional, recreação e lazer. Foram realizadas atividades de zeladoria e uma roda de conversa sobre o mercado de trabalho.

Em São Carlos (SP), em junho, nossos voluntários foram até a ONG Projeto Amigos Contra o Câncer (PACC) e fizeram a pintura de uma sala que recebeu novas atividades de fisioterapia e a decoração da festa junina do PACC, que aconteceu no dia 1° de julho.  A Organização Social tem como objetivo amenizar a dor e o sofrimento de crianças e adultos acometidos por câncer em vulnerabilidade social que não têm a possibilidade de efetuar o tratamento devido.

Depois foi a vez de Salvador (BA) e os colaboradores da LM Soluções de Mobilidade realizarem, em julho, voluntariado na Mus-E Brasil, uma Organização que desenvolve projetos na área social, cultural, educacional e desenvolvimento humano realizando 800 atendimentos de crianças e adolescentes por ano através dos seus programas. Lá foram realizadas atividades de zeladoria e uma roda de conversa sobre violência nas escolas.

Em São Paulo (SP), a ação de agosto foi na Associação Desportiva para Deficientes (ADD),  que tem como objetivo incentivar, promover o desenvolvimento e a inclusão de pessoas com deficiência por meio do incentivo ao esporte, apoio educacional e cursos de capacitação. Lá foi feita a revitalização do jardim, onde os voluntários plantaram mudas de orquídeas; a manutenção e recondicionamento de seis cadeiras de rodas para doação e ainda fizeram a manutenção em aros de cadeiras para atletas paralímpicos.

Vinhedo (SP) também realizou sua ação voluntária em agosto, quando os voluntários atuaram na ARCA, uma Organização de busca criar condições, por meio da educação, da arte, da cultura e dos esportes, para que crianças em situação de vulnerabilidade social conquistem autonomia de pensamento e de ação para escolher e trilhar seus próprios caminhos. A programação teve início com o já tradicional café da manhã que reuniu os participantes. Depois, foram realizadas atividades de revitalização do espaço, onde os voluntários pintaram muros, fachada e paredes internas, dando uma nova cara para a Organização.

Resende (RJ) foi a cidade contemplada com a ação de setembro realizada na Associação Pestalozzi onde foram feitas uma reforma da horta, revitalização da brinquedoteca, organização do galpão de reciclagem, oficina de música e dança e atividades na cozinha. A Organização tem por fim a assistência social, habilitação e reabilitação de crianças, adolescentes e adultos que necessitam de apoio especializado nas áreas de saúde, pedagogia, profissionalizante, cultura, esporte e lazer.

Em outubro, a ação voluntária aconteceu em São José dos Pinhais (PR), na Associação São José, uma organização é uma Instituição de Longa Permanência de Idosos que atende 27 usuários em situação de vulnerabilidade e risco social.

Os voluntários realizaram pintura das paredes internas da organização, embrulho de lençóis e toalhas para presentear os idosos, montagem de armários. Houve ainda atividade de bingo e karaokê. E as ações não param por aí.

Voluntariado remoto com Carretas do Conhecimento

Em parceria com o SENAI, no programa Carretas do Conhecimento, as ações remotas do Voluntariado da Fundação Grupo Volkswagen aconteceram nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. As ações tiveram foco no desenvolvimento de soft skills em que os voluntários compartilharam sua trajetória profissional com os estudantes dos cursos. Ao longo de 2023, foram realizadas 23 turmas de formação.

Assista ao vídeo de encerramento do Programa de Voluntariado da FGVW em 2023 e celebre conosco cada vitória alcançada: