O Conhecimento Move Pessoas: Fundação Grupo Volkswagen apresenta seu novo filme

Conheça as histórias de Ana Lívia, Luciana e Zeza e descubra como a Fundação Grupo Volkswagen move a vida das pessoas pelo conhecimento
Publicado em

A Fundação Grupo Volkswagen acaba de lançar seu novo filme institucional, baseado no propósito “Conhecimento Que Move Pessoas”. O vídeo retrata as causas de atuação da Fundação – mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão – por meio de histórias transformadoras de três personagens beneficiadas por seus projetos: a mecânica de automóveis Ana Lívia dos Santos; a Diretora de Projetos de Trânsito da Prefeitura de Registro (SP) Luciana Suguinoshita; e a líder comunitária Josefa Vieira dos Santos, a Zeza, do Movimento de Defesa do Favelado.

O filme foi produzido em parceria com a Social Docs, primeira empresa de conteúdo e storytelling do país focada em contar histórias de transformação e impacto social. Além de legendas em português e janela de Libras, também está disponível a versão legendada em inglês, todas no canal da Fundação Grupo Volkswagen no YouTube.

Aperte o play e se inspire nessas histórias emocionantes de como o conhecimento move pessoas!

Sinopse

Ana Lívia, jovem de 18 anos, moradora do Eldorado, em Diadema (SP), sempre foi muito interessada em saber como as coisas funcionam, principalmente os automóveis. O projeto Carretas do Conhecimento, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o SENAI, contribuiu para que ela transformasse esse interesse em profissão. Hoje, ela se tornou a primeira mulher mecânica de automóveis da Stuttgart Porsche. A Porsche é uma das marcas do Grupo Volkswagen.

Na sequência, o filme segue para Registro, no interior de São Paulo, onde conhecemos a Diretora de Projetos de Trânsito da Prefeitura. Luciana conta como a união de esforços tornou possível que um espaço central da cidade, antes pouco acessado por pedestres e ciclistas, se transformasse em um local de convívio urbano mais democrático, aberto à comunidade. A ação foi viabilizada pelo projeto Mobilidade em Transformação, parceria da Fundação com a ONG Cidade Ativa.

Por fim, o filme traz a história da Zeza, moradora da favela Vergueirinho, no bairro de São Mateus, zona leste da cidade de São Paulo (SP). Ela venceu preconceitos e conseguiu realizar seu sonho de infância: andar de bicicleta. Isso graças ao projeto Bike Favela, que tem o objetivo de capacitar mulheres com mais de 50 anos na prática de ciclismo. Em 2021, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos tecnicamente ações de responsabilidade social do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade.

Sobre a Social Docs

A Social Docs é a primeira empresa de conteúdo e storytelling do país focada em contar histórias de transformação e impacto social. Fundada pelos sócios Henry Grazinoli e Marcelo Douek, a empresa atende empresas, como Iguatemi, Visa, iFood, Danone, organizações internacionais como ONU, Plan International, Transparency International e grandes fundações como Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Sicredi, Instituto Votorantim dentre outras. Atua na produção de conteúdo, documentários, treinamentos e oficinas, além de consultoria em storytelling. Acredita que as histórias têm o poder de mudar as pessoas, e pessoas inspiradas podem mudar o mundo.